CuriosidadeInvençõesConheça a linha do tempo do café expresso

Conheça a linha do tempo do café expresso

Img Mobile - Conheça a linha do tempo do café expresso

O café expresso é sucesso absoluto no Brasil e no mundo. Com sabor marcante e irresistível, a bebida tem uma longa história. Confira a cronologia do café expresso, desde a invenção da primeira máquina até os dias atuais.


1884



Neste ano, Angelo Moriondo, de Turim, na Itália, patenteou a primeira máquina de café expresso. Ela era chamada de máquina de vapor nova para a confecção econômica e instantânea de café. O chamado Método "A. Moriondo" foi atualizado e registrado pela International Patent em Paris, em 23 de outubro de 1885.

Angelo Moriondo
Crédito da foto: Wikimedia


A primeira máquina de café expresso
A primeira máquina de café expresso. Crédito da foto: Espresso machine critic


1901



Em 1901, Luigi Bezzera registrou uma patente para uma máquina que continha uma caldeira e quatro "grupos". Cada grupo podia levar filtros de tamanhos diferentes que continham o café. A água fervente e o vapor eram forçados através do café e do copo. Ambrogio Fumagelli afirmou que este foi o nascimento do café expresso.

1903



A patente de Luigi Bezzera foi comprada por Desiderio Pavoni.

1905



Neste ano, a empresa de Pavoni começou a fabricar máquinas baseadas na patente de Bezzera.

1927



Em 1927, a primeira máquina de café expresso foi instalada nos Estados Unidos. A máquina "La Pavoni" original ainda está em exibição no Caffe Reggio, em Nova York.

Máquina La Pavoni
La Pavoni. Crédito da foto: Espresso machine critic


1938



Em 1938, Cremonesi desenvolveu uma bomba de pistão que forçava a água quente através do café. Este tipo de mecanismo foi instalado pela primeira vez no bar e café de Achille Gaggia.

1946



máquinas Gaggia

Gaggia começou a fabricar a máquina de pistão comercial. O café resultante desta máquina apresentava uma camada de espuma ou creme.

No Museu do Café, em Londres, é possível ver várias máquinas interessantes em exposição, inclusive uma das primeiras máquinas Gaggia que usavam um trocador de calor.

1961



A Faema lançou uma máquina baseada em bombas. Em vez de um pistão operado manualmente, a água era forçada através do café por uma bomba elétrica. A água chegava ao café na temperatura ideal e filtrada.


Máquinas modernas de café expresso



Com o passar dos anos, outros desenvolvimentos chegaram às máquinas de café expresso, como, por exemplo, os mecanismos totalmente automáticos. Hoje, as máquinas estão presentes em escritórios, empresas, restaurantes e residências, com as famosas cápsulas de expresso e vários outros tipos de cafés especiais.

Veja alguns livros (Em inglês apenas): Coffeemakers, Espresso: Ultimate Coffee

A história do café pode ser conferida em diversos livros importantes, como a publicação "Cafeteiras", de Ambrogio Fumagalli, que mostra fotos fascinantes de máquinas de café usadas de 1800 a 1960.


Fonte: Usyd.edu.au



+ Sobre essa Curiosidade: Café Cafeína
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Origem do café

    Nada melhor do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café novo. Entre os brasileiros, o cafezinho é hábito e paixão. Mas é certo que nem todos...
    Leram 12974 Vezes

  • Cafeína deixa as pessoas burras?

    Uma pesquisa demonstrou que uma maneira simples de aumentar a inteligência é cortar a ingestão de cafeína. Segundo os pesquisadores, o consumo de café pode ...
    Leram 19253 Vezes

  • Empresa quer misturar maconha ao café

    Que tal acordar de manhã e preparar um café torrado com maconha? Essa é a ideia de uma empresa de San Diego, nos Estados Unidos. A companhia pretende lançar...
    Leram 9395 Vezes

  • Informações sobre o Café e a Cafeína

    Um café expresso tem menos cafeína que uma xícara de café coado, você sabia? Uma xícara de café gotejado (coado) tem cerca de 115 miligramas de cafeína,...
    Leram 2267 Vezes

  • A curiosa história do café

    O café uma das bebidas mais populares do mundo. Essa bebida está relacionada à história de vários países e tomou conta do mundo. O café é muito importante p...
    Leram 13060 Vezes

  • Café vicia?

    Os brasileiros amam café, e esta bebida faz parte da rotina dos cidadãos. O hábito de beber café está na cultura brasileira de uma forma natural, mas é prec...
    Leram 27985 Vezes