CuriosidadeInvençõesQuem inventou os óculos?

Quem inventou os óculos?

Img Mobile - Quem inventou os óculos?

Introdução



As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas.

No século XVII, foram inventados os óculos com suportes nas orelhas. Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto.

A produção de óculos modernos começou em 1850. Em 1864 Donders, um oftalmologista holandês, estabeleceu o tratamento dos defeitos da visão com óculos de grau.

O uso das lentes para correção da visão foi possível graças às leis da refração de Snellius, formuladas entre 1600 e 1620.

No Brasil, os óculos surgiram no século XVI, trazidos pelos portugueses.

Oculos de fixacao na cabeça
O braço curvado do óculos era fixado na cabeça

História e Origem


Oculos antigos redondos

A história diz que Sêneca que viveu entre 4 antes de Cristo e 65 depois de Cristo, leu todos os livros de Roma olhando através de um globo de vidro de água. Cerca de mil anos depois, os monges presbiópicos usavam segmentos de esferas de vidro que podiam ser colocadas contra o material de leitura, a fim de que as letras fossem aumentadas. O que mais tarde seria chamado de lupa, na época foi chamado de “pedra de leitura”. Eles estavam se baseando nas teorias do matemático árabe Alhazen.

Entretanto, o filósofo grego Aristófanes, que viveu entre 448 antes de Cristo a 380 antes de Cristo, sabia que o vidro poderia ser utilizado como lupa. Ptolomeu descobriu as regras básicas da difração de luz e escreveu demasiadamente sobre o assunto, isso em 150 depois de Cristo.
Os sopradores de vidros venezianos, que aprenderam como produzir vidro para a leitura de pedras, logo depois construíram lentes que podiam ser mantidas em uma estrutura na frente do olho, ao invés de ser colocado diretamente no lugar que se queria ler. Foi feita para ser utilizado num só olho. Já a ideia de utilizar os dois vidros na mesma hora, numa mesma armação, só surgiu no século XIII.

No ano de 1268, Roger Bacon fez o primeiro comentário científico sobre as lentes para correção da vista. Salvino D’Amate, de Pisa e Alessandro Spina, de Florença, são sempre lembrados como inventores dos espetáculos por volta de 1284, mesmo que não haja evidência para concluir isso.

A primeira citação real sobre os óculos se deu em 1289, quando um membro da família Popozo escreveu: “Estou tão debilitado pela idade que sem os óculos conhecido como óculos, eu não seria mais capaz de ler ou escrever”.

No ano de 1306, um monge de Pisa mencionou em um dos seus sermões: “Ainda não são 20 anos desde que a arte de fazer óculos, umas das artes mais úteis da Terra, foi descoberta”. Mas ninguém mencionou quem o inventou.

Na Idade Média, quem utilizava óculos era caracterizado como quem tinha conhecimento e aprendizado. Os pintores da época frequentemente incluíam espetáculos ao retratar pessoas famosas, mesmo quando essas pessoas tinham vivido antes do suposto instrumento inventado.

Gravuras modelos de oculos antigos

Em diversas pinturas, o professor religioso Eusebius Sofronius Hieronymus (340 a 420 d.C.), é retratado com um leão, uma caveira e um par de óculos de leitura. Ele é o santo padroeiro dos fabricantes de óculos.

São Jerônimo e o leão

São Jerônimo
São Jerônimo, Latin: Eusebius Sophronius Hieronymus; Grego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος


Oculos classico redondo

Oculos redondo de grau, reliquia

Curiosidades



A lente mais antiga conhecida foi encontrada nas ruínas da antiga Nínive e era feita de cristal de rocha polida.

Em 1718, Edward Scarlett, um oftalmologista de Londres, colocou os braços em um óculos para que pudesse segurá-los nas orelhas.

Cerca de uma entre trinta pessoas é daltônica. O daltonismo afeta mais os homens do que as mulheres.

Oculos de leitura

Os olhos saudáveis são muito sensíveis à luz, que eles são capazes de detectar uma vela acesa no escuro a uma distância de 1,6 quilômetros. O olho humano é capaz de detectar cerca de 10 milhões de cores diferentes. Até hoje, não existe nenhuma máquina que seja capaz de atingir esse efeito.


Veja também:

Entenda o que é Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia
Mitos sobre lentes de contato



+ Sobre essa Curiosidade: Óculos Vidro Olhos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O curioso spray de vidro líquido

    Um curioso spray de vidro líquido foi criado no Reino Unido e promete combater todo tipo de sujeira, mantendo roupas e outros objetos permanentemente limpos...
    Leram 11926 Vezes

  • Os olhos vermelhos das fotos...

    Por que às vezes os olhos aparecem vermelhos nas fotos? Isso ocorre quando a luz de um flash reflete-se na parte posterior do olho e nas lentes da câmer...
    Leram 25779 Vezes

  • Pedaço de vidro guarda dados eternamente

    Aprendemos desde cedo que tudo na vida é finito, ou seja, tudo acaba um dia, mais cedo ou mais tarde. Inclusive os dados armazenados em nossos computadores,...
    Leram 10839 Vezes

  • Qual é o estado físico do vidro?

    A constituição física do vidro está exatamente entre o sólido e o líquido, por isso os cientistas classificam o vidro como um sólido amorfo, ou seja, um sól...
    Leram 18351 Vezes

  • Quantos megapixels possuem os olhos humanos?

    Você sabia que o olho humano tem megapixels? É claro que nossos olhos não são como as câmeras digitais, mas eles também possuem uma resolução máxima alcança...
    Leram 19671 Vezes

  • A invenção do vidro à prova de bala

    O vidro à prova de bala é um aperfeiçoamento do vidro laminado, criado em 1909 pelo químico francês Édouard Bénédictus. O vidro laminado consiste em dua...
    Leram 22489 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A lenda do cavaleiro sem cabeça
  • Quantas pessoas no Brasil ganham bolsa família?
  • Quais os maiores prazeres da vida?
  • Caçadores de explosões
  • Caso de Abdução no Rio de Janeiro em 2002
  • A Descoberta da Aspirina
  • Mudança climática pode aumentar a relação do ozônio com o número de mortes em alguns países
  • O Primeiro Disco Voador

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.