CuriosidadeCiênciasConheça a origem do LSD

Conheça a origem do LSD

Img Mobile - Conheça a origem do LSD


O LCD é uma substância química também conhecida como dietilamida do ácido lisérgico. Reações metabólicas do fungo Claviceps purpúrea produzem um composto cristalino que dá origem ao LSD. Em 1938 um químico suíço, que se chamava Albert Hofmann, sintetizou pela primeira vez o composto. Cinco anos depois o cientista descobriu os efeitos alucinógenos. Hofmann tornou-se um admirador e propagador do ácido e de seus efeitos durante os seus 102 anos de vida.

O LSD é um dos alucinógenos com maior potência conhecidos pelo homem. Ele é sintetizado e distribuído em forma de cartelas, pontos de LSD, gelatina, líquidos ou barras. A dosagem mais comum de um “ponto” de LSD é de 75 microgramas de concentração. Mesmo com dosagem baixa, a “viagem” ou as alucinações desencadeadas pela droga podem ser muito fortes. Em uma bad trip, o usuário pode ter horríveis síndromes de pânico, psicose e trauma. O LSD é consumido por via oral.

Voltando à história do ácido, Dr. Hofmann testou a droga várias vezes e em várias dosagens para conhecer todos os seus efeitos em seu próprio corpo. Depois de alucinações com altas doses, ele diminuiu a concentração química até encontrar uma quantidade de LSD que lhe causasse uma sensação agradável. Feito isso, Dr. Hofmann anunciou sua descoberta ao mundo científico para que o LSD fosse utilizado para fins psiquiátricos.

O LSD foi utilizado pelos médicos para conhecer melhor como era a experiência dos esquizofrênicos. Os resultados foram considerados positivos a fim de estudar os surtos psicodélicos. A droga foi usada também para o tratamento do alcoolismo e de disfunções sexuais.

Em 1960 Londres passava por um momento de cultura psicodélica. O LSD invadiu a vida noturna da cidade e tomou conta do cenário musical da Inglaterra. O consumo da droga se espalhou então para o meio cultural, musical, literário e universitário do mundo inteiro.

Hoje em dia ainda há bastante uso da droga em todo o mundo. No Brasil ela é proibida. A polícia já chegou a encontrar grande quantidade de pontos de LSD em festas rave.


Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License



+ Sobre essa Curiosidade: Droga Alucinógeno
Comentários:

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Policiais Americanos - Cop ou Coppers
  • Por que a Terra é redonda?
  • Curiosidades sobre as eleições dos Estados Unidos e Vídeo do Discurso da Vitória de Obama (2008)
  • Pintura antiga mostra um índio nativo americano segurando um smartphone
  • O Desaparecimento do Reino de Israel e suas 12 Tribos
  • Estudo nega que seres humanos possam distinguir 1 trilhão de odores
  • Revolução do holograma: a teoria que muda toda a física
  • Como se mede a riqueza de um país?

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.