CuriosidadeCiênciasFeixes de laser poderiam ser usados para criar chuva

Feixes de laser poderiam ser usados para criar chuva

Img Mobile - Feixes de laser poderiam ser usados para criar chuva

Um novo estudo afirma que disparar feixes de laser em ar úmido pode dar aos cientistas o controle sobre quando e onde a chuva vai cair.

Pesquisadores da Universidade de Genebra utilizaram lasers para criar gotas de água no ar, em um desenvolvimento que poderia eventualmente levar o homem a criar sistemas de controle do tempo. Embora a técnica, conhecida como laser-assistido para condensação de água, não funcione no ar seco cientistas foram capazes de gerar as gotas em condições de muita umidade sobre o rio Rhône, na Suíça.

As gotas criadas – com apenas milésimos de milímetros de diâmetro - passaram longe de serem suficientemente pesadas para cair como chuva, mas os especialistas esperam que, tornando-as centenas de vezes maior eles serão capazes de criar ou evitar a precipitação de chuvas nas condições certas. O método funciona, disparando feixes de laser para o ar, criando partículas de ácido nítrico, que se juntam a moléculas de água e as impedem de evaporar, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.

Se o processo é repetido em correntes de ar que sopram para as montanhas, os pesquisadores esperam que o ar esfrie o bastante para que as gotas aumentem de tamanho e possam cair como chuva.

Em contraste, usando o método para saturar o ar com partículas minúsculas da água poderia garantir que nenhuma gota cresceria o suficiente para cair em forma de chuva, ou seja, a chuva pode ser prevenida.


Tradução de Juliana Miranda.
Fonte: Telegraph



+ Sobre essa Curiosidade: chuva laser água
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como os camelos armazenam água?

    Os camelos apresentam corcovas formadas por gordura. Essa parte da anatomia do animal é responsável por armazenar nutrientes importantes para a sobrevivênci...
    Leram 41929 Vezes

  • A arma laser ATHENA

    A arma laser ATHENA pode destruir ameaças inimigas em segundos. acabou de destruir cinco drones fora da lei.
Para os Estados Unidos, graças aos esforç...
    Leram 7744 Vezes

  • Peixes bebem água e fazem xixí?

    Acredite se quiser: os peixes fazem sim xixi na água. Na prática, é possível afirmar que os peixes ingerem pouco líquido. Essa troca de água com o ambiente ...
    Leram 23303 Vezes

  • Chuva Vermelha

    Um fenômeno bastante curioso, chamado de Chuva Vermelha, foi constatado em, pelo menos, três países do mundo: na Índia, no Sri Lanka e na Colômbia. O primei...
    Leram 20063 Vezes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quando terminou a Segunda Guerra Mundial?
  • Top 10 músicas de natal
  • As árvores artificiais para capturar CO2
  • Você sabia que uma em cada dez pessoas no mundo vive em ilhas?
  • Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho da mitologia grega
  • Curiosidades Rapidinhas 1
  • Qual é o segredo da tribo dos Bajau para suportar mais de 10 minutos debaixo d'água?
  • Por que sentimos mais frio molhados?

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.