Feixes de laser poderiam ser usados para criar chuva

Feixes de laser poderiam ser usados para criar chuva
Por Telegraph

Um novo estudo afirma que disparar feixes de laser em ar úmido pode dar aos cientistas o controle sobre quando e onde a chuva vai cair.

Pesquisadores da Universidade de Genebra utilizaram lasers para criar gotas de água no ar, em um desenvolvimento que poderia eventualmente levar o homem a criar sistemas de controle do tempo. Embora a técnica, conhecida como laser-assistido para condensação de água, não funcione no ar seco cientistas foram capazes de gerar as gotas em condições de muita umidade sobre o rio Rhône, na Suíça.

As gotas criadas – com apenas milésimos de milímetros de diâmetro - passaram longe de serem suficientemente pesadas para cair como chuva, mas os especialistas esperam que, tornando-as centenas de vezes maior eles serão capazes de criar ou evitar a precipitação de chuvas nas condições certas. O método funciona, disparando feixes de laser para o ar, criando partículas de ácido nítrico, que se juntam a moléculas de água e as impedem de evaporar, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.

Se o processo é repetido em correntes de ar que sopram para as montanhas, os pesquisadores esperam que o ar esfrie o bastante para que as gotas aumentem de tamanho e possam cair como chuva.

Em contraste, usando o método para saturar o ar com partículas minúsculas da água poderia garantir que nenhuma gota cresceria o suficiente para cair em forma de chuva, ou seja, a chuva pode ser prevenida.


Tradução de Juliana Miranda.
Fonte: Telegraph