Quem foi realmente o inventor do clipe de papel?
Sabe aquele utensílio básico de escritório, que sempre que você precisa, ele nunca está, mas quando você não quer você tem uma caixa cheia na sua gaveta? Pois é, é justamente dele que iremos falar. O famoso clipe de papel.
Você já parou para pensar quem pode ter tido a ideia de criar um acessório pequeno, mas que nos dá uma segurança tremenda? Não. Pois é sobre isso que este texto irá abordar. Será falado sobre o inventor do clipe de papel. Talvez você não dê importância a ele, mas um dia você irá precisar, pode ter certeza disso. E mais, não terá um perto de você.
Pois então, existem registros que constam que em 1901, Johann Vaaler patenteou o seu clipe de papel. Mas quando foi feita essa patenteação, existiam outros projetos semelhantes a estes nos livros. William Middlebrook de Waterbury, em Connecticut, patenteou o seu desenho em 1899. Já Cornelius Brosnan, da cidade de Springfield, patenteou o seu “Konaclip” em 1900.
Mas com tanta patenteação, quem foi realmente o inventor do clipe de papel?
Ao que tudo indica, foi o Johann Vaaler. Existem desenhos seus, desde a origem até o ano de 1899 que conseguem provar isso, embora, na Noruega não existisse lei que patenteasse na época e ele tivesse que ir até a Alemanha ou nos Estados Unidos buscar os seus direitos, o que ele não fez.
Como não há registros de outros criadores, a menção honrosa foi dada ao Johann. Ele que é natural da Noruega, nasceu no dia 15 de março de 1866, na cidade de Aurskog. Desde pequeno era conhecido como um inovador, sempre criando novas coisas e inovando os equipamentos já existentes.
Como sua formação, ele cursou as áreas de eletrônica, ciência e matemática, tudo para que pudesse dominar por completo o conceito das inovações, sabendo onde e o que estava fazendo.
Quando ele conseguiu a sua primeira criação propriamente dita, foi empregado por um dono de escritório de invenção, quando Johaan apresentou a ele o clipe de papel.
Após o surgimento do clipe de papel, e vendo o sucesso que a pequena peça fazia, muitos outros desenhos foram criados, pois é mais fácil você aprimorar o que foi criado do que ter uma ideia e começar do zero. Sendo assim, alguns desenhos apresentados permaneceram, pois aprimoraram a ideia do Johaan, ganhando um destaque no cenário dos papeis, escritórios e clipes.
Nomes como Ideal, Non-Skid, Owl e Gem vieram pra ficar, pois mostraram que a evolução do clipe de papel seria benéfica e conseguiu agradar o público em cheio. Uma das inovações que chamaram a atenção foi o clipe de papel duplo oval, o Gem, foi lançado em 1900, pela fábrica Gem Manufacturing Ltd da Inglaterra. Essa ideia foi tão boa, fez um tremendo sucesso, que até hoje ele permanece como um dos itens de escritório mais utilizados de todos os tempos.
Pronto, agora você já sabe e pode contar aos seus amigos a história do clipe de papel.