CuriosidadeHistóricasCuriosidades sobre vinho

Curiosidades sobre vinho

Img Mobile - Curiosidades sobre vinho

O vinho é uma bebida conhecida e adorada mundialmente, além de a uva, fruta que dá origem à bebida, ser consumida ao redor do mundo inteiro. A fruta já é conhecida há muito tempo, e seu consumo, assim como do vinho, remonta de tempos bastante antigos, sendo que as mais antigas sementes de uva cultivadas datam de 7 mil anos antes de Cristo. A evidência mais antiga do vinho, por sua vez, é datada de 3500 anos antes de Cristo, e está relacionada a um aparelho para a fabricação do vinho, encontrado em Godin Tepe, onde atualmente é o Irã.

Outra curiosidade interessante sobre o vinho é que nem sempre foi um produto para todos: no antigo Egito, a bebida, antigamente, era reservada para o consumo somente daqueles que eram nobres ou sacerdotes, e a bebida, além disso, era usada na região para rituais de oferendas aos deuses e aos mortos.

Baco, na mitologia romana, era o deus do vinho, e eram feitas festas em sua homenagem, que eram chamadas de bacanais. A palavra, atualmente, está relacionada à orgias, e não mais ao deus do vinho.


Vinho e a bíblia



Na bíblia, o vinho é uma bebida que aparece várias vezes, sendo que uma delas está relacionada a Noé, que cultivava vinhas. Certa vez, ele bebeu mais do que devia e acabou embriagado quando foi nu até sua tenda e foi coberto pelos filhos. No novo testamento, existem duas passagens bastante marcantes a respeito do consumo do vinho. Em uma delas, bastante famosa, Jesus transforma água em vinho, e na segunda, Jesus citou o vinho como sendo o seu sangue: “Este é o meu sangue, que é derramado por vós”.


Curiosidades atuais



Chamamos de vinicultores aqueles que são proprietários das videiras, e viticultores aqueles que se especializam no cultivo da uva. Enólogos são os entendidos dos vinhos, mas os especialistas são connaisseurs, que vem do francês e significa “conhecedores”.

Para o preparo de 750 ml de vinho, são necessárias 300 uvas, e durante a fabricação, os vinhos podem adquirir o sabor adocicado sem a adição de açúcares.

Um vinho amadurece quando é armazenado, antes de ser engarrafado, em barris de carvalho, enquanto envelhece quando já está na garrafa. Champanhe também é um tipo de vinho branco, mas espumante, e é originário da região de Champagne, na França. Aliás, somente os vinhos produzidos lá podem ser chamados verdadeiramente de Champanhe.

Leia também:
Curiosidades da França

A França é, inclusive, o maior produtor mundial de vinhos, sendo que sua produção gira em torno de 46,2 milhões de hectolitros (e 1 hectolitro equivale a 100 litros de vinho), e no Brasil a maior região produtora de vinho é o Rio Grande do Sul, sendo que sua produção equivale a 90% de toda a produção brasileira. No que se trata de consumo, os chineses são os maiores do mundo, sendo que em 2014 consumiram algo em torno de 2 bilhões de garrafas de vinho. Apesar de alguns dos melhores vinhos terem fama de serem caros, nenhum, até hoje, ultrapassa o vinho francês Romanée-Comti, cuja garrafa vale em torno de R$ 45 mil.



+ Sobre essa Curiosidade: Álcool Cerveja Vinho
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Tomar cerveja preta produz mais leite materno?

    Existe um crença popular que diz que tomar cerveja preta ajuda a aumentar a produção de leite materno, mas isso não é verdade! Beber cerveja preta durante a...
    Leram 10667 Vezes

  • Efeito Cerveja

    Na prática todo mundo já conhece este efeito. É só beber algumas cervejas para que as mulheres pareçam muito mais bonitas... até o porre passar. Pesquisa...
    Leram 18927 Vezes

  • Os benefícios da cerveja

    Um estudo europeu destacou os benefícios da cerveja para a saúde da população. Segundo a pesquisa, o consumo moderado da bebida é eficiente para prevenir pr...
    Leram 11797 Vezes

  • Curiosidade sobre vinho

    Você sabe o que é vinho? O vinho é o resultado da fermentação alcoólica do mosto da uva (suco da uva). O que é fermentação alcoólica? A fermentação ...
    Leram 14760 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Pesquisador brasileiro ganha (Nobel de Matemática)
  • Ilusão de ótica confunde o cérebro humano
  • Como era ser criança há 700.000 anos atrás?
  • O Triângulo das Bermudas - Base Secreta de Ovnis
  • Como é possível que a Suíça esteja com um alerta de tsunami?
  • Por que choramos?
  • Existe alguma diferença entre Sabonete Líquido e Sabonete em Barra?
  • O Poder dos Mitos

Você Sabia?

Nenhum ser humano consegue se matar prendendo a respiração.