CuriosidadeHistóricasQuais são as principais operações da Polícia Federal em curso contra a corrupção?

Quais são as principais operações da Polícia Federal em curso contra a corrupção?

Img Mobile - Quais são as principais operações da Polícia Federal em curso contra a corrupção?

A cada dia, novos dados e crimes aparecem nas investigações da Operação Lava Jato. Essa intensa rede de corrupção que se formou no Brasil colocou a Polícia Federal em estado de alerta.

Até o momento, já foram realizadas diversas fases da Operação Lava Jato, cada uma com um nome diferente e com um foco diferenciado.

Confira algumas das principais fases da Lava Jato contra a corrupção:



Operação Lava Jato – Esta operação da Polícia Federal foi o início de toda a investigação sobre a corrupção na Petrobras. A operação começou a ser deflagrada em 17 de março de 2014. Inicialmente, foram mais de cem mandados de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva e condução coercitiva. Esta operação começou para investigar um esquema de desvio de dinheiro na Petrobras, estimado em cerca de R$ 40 bilhões.

Operação Custo Brasil – Operação que ocorreu em parceria com o Ministério Público Federal e com a Receita Federal, deflagrada em 23 de junho de 2016. Esta foi a 18ª fase da Operação Lava Jato e investigou o Grupo Consist.

Operação Zelotes – A Operação Zelotes aconteceu em 26 de março de 2015, para investigar corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), do Ministério da Fazenda. 70 empresas foram investigadas.

Operação Acrônimo – A operação investigou um esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais. Foi deflagrada em 29 de maio de 2015.

Operação Turbulência – Essa operação investigou mais detalhes sobre o cartel de empreiteiras acusado de fraudar contratos na Petrobras.

Operação Abismo – Esta fase apurou fraudes em licitações nas obras do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Operação Recomeço – Investigou fraudes em fundos de pensão.

Operação Boca Livre – Apurou fraudes de R$ 180 milhões na Lei Rouanet.

As investigações da Lava Jato já duram mais de dois anos e quatro meses, e acontecem sob a responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.



+ Sobre essa Curiosidade: Corrupção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual a origem da AIDS?
  • Funcionamento do Dirigível
  • Quais as maiores descobertas científicas em 2012?
  • 10 coisas que todos podem fazer para manter sua saúde mental em dia
  • Melhores aplicativos para iPhone
  • Quais os cofres mais seguros do mundo?
  • Top 10 alergias mais bizarras
  • 12 histórias inspiradoras de pessoas que perderam muito peso

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.