CuriosidadeMundo BizarroDe onde vêm os nomes dos oceanos?

De onde vêm os nomes dos oceanos?

Img Mobile - De onde vêm os nomes dos oceanos?

Você, certamente, conhece os principais oceanos do planeta Terra. Mas já parou para pensar sobre a origem dos nomes de tais oceanos? Quem teria batizado, por exemplo, os oceanos Pacífico e Atlântico? De acordo com informações históricas, os nomes dos principais oceanos tiveram inspirações de diferentes origens, desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões.

Confira a origem dos nomes dos oceanos:



Atlântico – O nome do Oceano Atlântico é uma referência à mitologia. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente. O nome foi utilizado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI. Vale ressaltar que Atlas era filho de netuno, o deus dos mares.

Pacífico – O nome do Oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. Ele se impressionou com as águas tranquilas e resolveu batizar o oceano como Pacífico.

Índico – O nome do Oceano Índico é uma relação direta com a geografia da região, já que está nas proximidades da Índia e Indonésia.

Ártico – Por fim, o nome do Oceano Ártico tem origem na geografia e nas estrelas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego, arctos, que significa urso. Esse oceano está localizado no polo norte.


Agora que você já sabe a origem dos nomes dos principais oceanos do mundo, pode começar a pesquisar sobre as características de cada um deles, como localização, espécies marinhas, clima, etc. Bons estudos!



+ Sobre essa Curiosidade: Atlântico Pacífico Índico Ártico Oceano

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Teoria do Caos
  • Curiosidades sobre o Réveillon
  • A arte mostrando como dizer suas verdades
  • Incrível caso de tentativa de abdução atingindo caminhão em movimento
  • Homem turco decidiu usar uma gaiola na cabeça para parar de fumar
  • Qual a diferença entre 3G e 4G?
  • Estudo nega que seres humanos possam distinguir 1 trilhão de odores
  • R$1,99 e cadê o 1 centavo de troco? Qual é a origem desses preços?

Você Sabia?

Só os mamíferos bocejam.