CuriosidadeCiênciasDia da Sobrecarga da Terra

Dia da Sobrecarga da Terra

Img Mobile - Dia da Sobrecarga da Terra

Desde o ano 2000, pesquisadores do mundo inteiro lembram o Dia da Sobrecarga da Terra, data marcada anualmente para demonstrar o desgaste dos recursos naturais do planeta. Em 2014, a Terra chegou ao limite do gasto da sua biodiversidade no dia 19 de agosto, ou seja, no oitavo mês do ano os homens já haviam estourado o “orçamento” dos recursos naturais disponíveis para o ano inteiro.

O Dia da Sobrecarga da Terra, ou Earth Overshoot Day, em inglês, é uma iniciativa da organização internacional Global Footprint Network (GFN). Esta data marca o esgotamento dos recursos naturais disponíveis para o ano, o que significa que, a partir deste dia, todos os recursos consumidos pelo homem não serão repostos pela natureza.

O Dia da Sobrecarga da Terra também demonstra que o planeta não terá mais capacidade de absorver resíduos, como o dióxido de carbono (CO2), por exemplo. De acordo com a GFN, os homens teriam que ter um planeta Terra e meio para conseguir um saldo positivo no uso dos recursos naturais mantendo o atual nível de desmatamento, erosão do solo, poluição das fontes de água e perda de biodiversidade.

A data aponta que a humanidade tem uma “dívida ecológica” preocupante com o planeta. A expectativa é que os dados piorem a cada ano, pois a demanda por energia elétrica, água potável e pela produção de alimentos aumentará de forma alarmante até o ano de 2030.

Para os pesquisadores, o uso dos recursos naturais acima da capacidade do planeta é o principal desafio do século XXI.



+ Sobre essa Curiosidade: Consumo Aquecimento Global Poluição
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Hertz
  • As 20 fotografias mais fortes de todos os tempos
  • Top 10 sobrenomes mais comuns no Brasil
  • Curiosidades Sobre a Bíblia
  • Recesso Branco
  • Ir à faculdade reduz suas chances de se tornar alcoólatra
  • Espinhos protegem animais e plantas de predadores
  • Um Mar de Esperma - Baleias gostam de sexo!

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.