CuriosidadeCiênciasDia da Sobrecarga da Terra

Dia da Sobrecarga da Terra

Img Mobile - Dia da Sobrecarga da Terra

Desde o ano 2000, pesquisadores do mundo inteiro lembram o Dia da Sobrecarga da Terra, data marcada anualmente para demonstrar o desgaste dos recursos naturais do planeta. Em 2014, a Terra chegou ao limite do gasto da sua biodiversidade no dia 19 de agosto, ou seja, no oitavo mês do ano os homens já haviam estourado o “orçamento” dos recursos naturais disponíveis para o ano inteiro.

O Dia da Sobrecarga da Terra, ou Earth Overshoot Day, em inglês, é uma iniciativa da organização internacional Global Footprint Network (GFN). Esta data marca o esgotamento dos recursos naturais disponíveis para o ano, o que significa que, a partir deste dia, todos os recursos consumidos pelo homem não serão repostos pela natureza.

O Dia da Sobrecarga da Terra também demonstra que o planeta não terá mais capacidade de absorver resíduos, como o dióxido de carbono (CO2), por exemplo. De acordo com a GFN, os homens teriam que ter um planeta Terra e meio para conseguir um saldo positivo no uso dos recursos naturais mantendo o atual nível de desmatamento, erosão do solo, poluição das fontes de água e perda de biodiversidade.

A data aponta que a humanidade tem uma “dívida ecológica” preocupante com o planeta. A expectativa é que os dados piorem a cada ano, pois a demanda por energia elétrica, água potável e pela produção de alimentos aumentará de forma alarmante até o ano de 2030.

Para os pesquisadores, o uso dos recursos naturais acima da capacidade do planeta é o principal desafio do século XXI.



+ Sobre essa Curiosidade: Consumo Aquecimento Global Poluição
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Quanto custa estudar no exterior?
  • O Primeiro Homem a Viajar pelo Espaço
  • Mitos e verdades sobre a gravidez
  • Siglas de Internet
  • Lixo espacial e sua preocupação
  • O motivo e origem de dizerem que nobres tem sangue azul
  • Disco Voador que caiu em Goiás - Caso de 2008
  • A origem da gravata

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.