CuriosidadeCiênciasPesquisadores descobrem que Estado de Minas Gerais já teve praia

Pesquisadores descobrem que Estado de Minas Gerais já teve praia

Img Mobile - Pesquisadores descobrem que Estado de Minas Gerais já teve praia

Um grupo de pesquisadores das áreas de geologia e paleontologia da USP e da Unesp revelou que o Estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil, já teve praia. De acordo com os geólogos e paleontólogos, no passado, Minas Gerais teve uma enorme porção de terra coberta por um mar raso. A teoria comprova que o interior do Brasil já foi coberto por praias.

A equipe comandada pelo pesquisador Lucas Warren apontou que o mar estava presente na região da cidade de Januária, em Minas Gerais. Nesta área, os estudiosos encontraram fósseis da espécie cloudina que estavam incrustados num paredão de rochas. Este animal, que já está extinto, viveu entre 550 e 542 milhões de anos atrás nos mares da Terra.

Os estudos apontaram que o mar que existia em Minas Gerais tinha, pelo menos, 10 metros de profundidade. A água cobria a área chamada de Grupo Bambuí, uma formação sedimentária que faz parte da bacia do Rio São Francisco e tem aproximadamente 300 mil quilômetros.

A pesquisa também analisou as regiões da Bahia, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, e encontrou outros fragmentos de mares. Os cientistas destacaram que há 550 milhões de anos, a América do Sul, a África e a Antártida ainda estavam unidas e formavam um mega-continente que recebia o nome de Gondwana.

O estudo da USP e da Unesp foi publicado no formato de um artigo na conceituada revista Geology. Segundo os especialistas, a descoberta revela dados importantes para o entendimento da evolução geológica do Brasil.



+ Sobre essa Curiosidade: Oceano Praia
Comentários:

Curiosidades Relevantes