CuriosidadeMundo BizarroDo que é feito o presunto?

Do que é feito o presunto?

Img Mobile - Do que é feito o presunto?

Você já deve ter comido presunto, não é mesmo? Trata-se de um produto alimentar que pertence ao ramo da charcutaria, termo usado para designar a arte de preparar os produtos que são feitos a base de carne ou miúdos de porcos, além de seus preparados.

Esse alimento está presente quase diariamente na mesa de milhares de brasileiros, sendo usado para fazer sanduíches, pizzas, entre outros pratos. É encontrado cru ou cozido, mas de que carne será que ele é feito?

Presunto


O presunto é um alimento feito principalmente da carne do pernil do porco, cujo processo envolve a lavagem da carne que, em seguida, é curada com sal. É desossada, e depois enformada junto aos outros ingredientes. Mas quais são esses ingredientes?

Além do pernil, estão presentes no presunto, conservantes, corantes, aromatizantes, espessantes, água e proteína de soja, fazendo com que aquele seja apenas uma pequena parte desse alimento tão saboroso. Isso tudo vai depender da marca de fabricação do produto.

Presunto x apresuntado


O presunto e o apresuntado são comumente confundidos, e muita gente ainda não sabe qual é a diferença entre eles. A maior diferença, na realidade, refere-se à quantidade de carne e a quantidade de gordura presentes. Enquanto o presunto tem mais carne, o apresuntado possui gordura. Mas, nós acabamos de falar que a presença de carne no presunto é ínfima! Pois é, o apresuntado conta com ainda menos carne do que o presunto em sua fabricação.


Processo de fabricação


O presunto cozido tem apenas o pernil, que passa por um processo amaciador, que seria algo como o martelinho caseiro, que ajuda a quebrar as proteínas da carne. Depois disso, passam pela salmoura, que dá sabor ao produto, e pode levar ainda outros temperos, como cravo, canela, erva doce, pimenta preta, entre outros, o que varia de acordo com o fabricante.

O próximo passo é colocar os pernis em um tipo de betoneira, que irá bater para amaciar ainda mais a carne. Depois são colocadas em formas ovaladas, fabricadas em ferro fundido, que é o que faz com que fiquem com aquele formato que conhecemos dos mercados.

Essas formas são tampadas e colocadas em algumas prateleiras em estufas para o cozimento, que é feito a vapor e dura algo em torno de 8 a 10 horas. Em seguida, é feito a apara manual dos cantos, e a peça já está pronta para embrulhar e vender.

Para consumir presuntos de qualidade, é preciso estar bastante atento aos rótulos, já que a maioria não tem um processo tão natural como esse que mencionamos. Normalmente são adicionados inúmeros conservantes, corantes e realçadores de sabor, entre muitos outros produtos químicos que podem trazer prejuízo à saúde.

É claro que os produtos fabricados de forma mais saudável normalmente apresentam um preço mais elevado. Mas é o preço da saúde, certo?


Leia também:
Curiosidades sobre a Mortadela


De onde surgiu o presunto?


A ideia principal do presunto surgiu da conservação dos alimentos com sal, feita antigamente. Isso removia parte do sal e evitava que as bactérias e outros organismos responsáveis por deteriorar os alimentos pudessem se desenvolver. Os primeiros registros desse alimento estão relacionados ao Império Romano, e o alimento tem versões diferentes ao redor do mundo.



+ Sobre essa Curiosidade: Comida Alimento
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Top 10 alimentos que provocam gases

    Alguns alimentos favorecem o aparecimento dos incômodos gases e fazem com que a barriga fique mais inchada. Para ter um intestino funcionando bem, é preciso...
    Leram 95538 Vezes

  • 22 alimentos que desencadeiam enxaqueca

    A dor que uma enxaqueca traz pode ser insuportável. De acordo com nutricionistas e médicos, alguns alimentos são prejudiciais para quem sofre de enxaqueca. ...
    Leram 8313 Vezes

  • A Origem da Conservação dos Alimentos

    Você já parou para pensar como é que as pessoas faziam, lá na Antiguidade, para poder conservar os alimentos, sem possui energia elétrica e geladeira pra is...
    Leram 16529 Vezes

  • A fruta comida por Adão e Eva

    Em nenhum lugar da Bíblia diz que o fruto comido por Adão e Eva no Jardim do Éden é uma maçã. O fruto é chamado o "fruto da árvore" (isto é, a Árvore do Con...
    Leram 57383 Vezes

  • Origem do Cozimento dos Alimentos

    A evolução humana aconteceu juntamente com um fato que para hoje parece simples: o cozimento. Estima-se que a primeira vez em que um ser humano cozinhou al...
    Leram 15710 Vezes

  • Origem dos alimentos light e diet

    Os alimentos Diet e Light foram criados para atenderem as necessidades de alimentação de pessoas com restrições alimentares. A diferença entre estes dois ti...
    Leram 16841 Vezes

  • Qual é o principal alimento dos tubarões?

    O tubarão é um dos predadores mais temidos da natureza. A alimentação dos tubarões varia muito de acordo com as diferentes espécies. No caso do maior tub...
    Leram 66074 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Passo a passo de como embalsamar um faraó!
  • Por que azeite bom é azeite virgem?
  • Curiosidades sobre casaco de peles
  • Jovem de 22 anos faz mais de 100 cirurgias para se tornar um alien assexuado
  • 3 Curiosidades sobre Reciclagem
  • Perseguindo Buracos de Minhoca: a caça por atalhos no espaço-tempo
  • Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS)
  • Google Street View na Estação Espacial Internacional

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.