Documentos do WikiLeaks revelam interesse das Nações Unidas em UFOs

Documentos do WikiLeaks revelam interesse das Nações Unidas em UFOs
Por Juliana Miranda

Documentos divulgados recentemente pelo WikiLeaks revelam conversas sobre ovnis e especulações de que extraterrestres teriam visitado a Terra. Essas trocas de mensagens teriam acontecido entre oficiais da ONU, a Organização das Nações Unidas.

Entre os documentos estariam, inclusive, informações sobre os esforços do primeiro-ministro de Granada, Eric Gairy, para organizar um comitê nas Nações Unidas para pesquisar e investigar relatórios globais sobre Ufos. Muitos dos documentos divulgados foram escritos por oficiais americanos da ONU e indicavam quão de perto eles estavam monitorando as atividades relacionadas à possível existência de vida extraterrestre.

Um documento de 18 de novembro de 1978 revelou uma intenção de ajudar Granada a produzir uma apresentação confiável sobre a existência de OVNIS. A ideia era criar um grupo de oradores na ONU que pudesse falar sobre o assunto.

Em julho de 1978, uma reunião aconteceu com o então Secretário-Geral da ONU, Kurt Waldheim, a fim de apresentar um suposto planejamento para a criação de uma Comissão sobre o Uso Pacífico do Espaço. A reunião contou com um grupo de especialistas militares, científicos e psicológicos e apresentou a importância de estabelecer um comitê internacional UFO.

Outro documento publicado no WikiLeaks mostrou que em 24 de novembro de 1978 uma reunião entre o Embaixador Richard Petree e os representantes de Granada aconteceu para a discussão de uma resolução OVNI. O Embaixador Petree teria reconhecido o alto nível de interesse demonstrado por alguns elementos do setor privado e da comunidade científica em relação ao tema OVNI. O encontro teria servido, até mesmo, para apontar o impacto orçamentário desta preocupação sobre os Estados Unidos e outros países.

Um dos documentos revelados apresentava a seguinte mensagem: "A Assembleia Geral convida os Estados membros interessados a tomarem medidas apropriadas para coordenar, a nível nacional, pesquisas científicas e investigações sobre a vida extraterrestre, incluindo objetos voadores não identificados, e informar o secretário-geral sobre as observações, pesquisas e avaliações dessas atividades".

Apesar das conversas e documentos oficiais, a iniciativa sobre os OVNIs foi abandonada pela ONU e nunca mais voltou à pauta, talvez por conta de interesses que ainda estão esperando para emergir.

Veja o documento (Crédito: Lee Speigel)
Carta de 1978 de Grenada a Lee Speigel confirmando o compromisso do país em patrocinar a investigações de OVNI

Fonte: Huffington Post.