CuriosidadeCiênciasDropleton

Dropleton

Img Mobile - Dropleton

Os cientistas revolucionaram mais uma vez ao criarem o Dropleton, uma nova partícula, também conhecida como “gota quântica”. Essa inovação da ciência foi possível graças a um teste de bombardeio de um semicondutor com pulsos de laser ultra-rápidos. A nova partícula é como uma gota líquida e recebeu o nome de “dropleton”.

A gota quântica é uma partícula que pode ser útil para ajudar os pesquisadores a estudarem como a luz e a matéria interagem. Os estudos foram conduzidos por pesquisadores da Universidade de Marburg, na Alemanha. Segundo Mackillo Kira, um dos cientistas responsáveis pelo estudo, “essa descoberta adiciona um novo elemento à tabela periódica de quasipartículas”.

A pesquisa sobre o dropleton foi publicada na revista Nature. A equipe de pesquisa chegou a nova partícula ao esfriar um semicondutor de arsenieto de gálio e apontar um laser para ele. Depois disso, os fótons do laser geraram elétrons livres, buracos de elétrons e excítons. Com o aumento da intensidade da experiência, uma configuração completamente nova de quatro elétrons e buracos de elétrons se formou. Os pesquisadores ficaram surpresos com os resultados.

Na nova quasipartícula, os elétrons e os buracos não têm uma posição fixa em relação um ao outro. Ao contrário, eles se chocam com uma pequena gota líquida, o dropleton.

Até o momento, essa descoberta não possui aplicações técnicas, mas os cientistas acreditam que será possível construir dispositivos baseados em gota quântica. O estudo foi importante para a compreensão de fenômenos complexos dentro de dispositivos de estado sólido, como semicondutores e supercondutores.



+ Sobre essa Curiosidade: Física quântica Partícula

O site dos curiosos.

Veja também

  • O que é Testofobia?
  • Bush pode virar nome de estação de esgoto
  • Curiosidades da Tunísia
  • Cientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)
  • A História da Música: Trem bala
  • Girassóis coloridos
  • Para onde vai o esgoto urbano?
  • Leis Estranhas

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.