Ciências

É possível ficar cego ao soltar ‘pum’, afirma médico

Existem certas conversas que só parecem possíveis em duas circunstâncias: quando estamos em um grupo íntimo de amigos, onde dizer certos absurdo é aceitável; ou quando o nível de sobriedade não esta sob controle. Ainda assim, o cirurgião plástico Anthony Youn conseguiu surpreender todos seus seguidores. A história é bastante inusitada, mas tem dado o que falar nas redes sociais.

Tudo começou quando o Dr. Youn abriu sua caixa de mensagens pra responder perguntas de seus seguidores.  Dentro muitas perguntas, a maioria acerca de problemas médicos ou curiosidades, uma se destacou. Um seguidor compartilhou uma história muito inusitada, para dizer o mínimo. Segundo o texto, o seguidor afirmava ter tido uma experiência de cegueira temporária depois de soltar gases. Na mensagem, a pessoa escreveu que havia “peidado tanto” que ficou cego por três minutos.

Dentre todas as mensagens que recebeu, essa foi uma das que o dr. Youn escolheu comentar. Se a mensagem original já era inusitada o bastante, o comentário deixado pelo médico foi ainda mais inusitado. Segundo o dr. Youn, é mesmo possível ficar cego, ainda que temporariamente, depois de eliminar gases. É claro que, para isso acontecer, são necessárias condições muito específicas e bastante raras. No entanto, o que parecia totalmente bizarro, pode mesmo ser verdade.

É claro que depois de uma afirmação como essa, o profissional precisou explicar sua tese. É bem provável que você nunca tenha ouvido falar sobre isso e também é válido dizer que essa é uma teoria trazida por um profissional, mas que não foi confirmada por estudos dedicados a isso. De qualquer forma, você de estar curioso para saber como essa situação se tornaria possível, certo? A explicação talvez seja um pouco menos surpreendente do que você pode ter imaginado.

PUBLICIDADE

“Embora isso seja muito improvável, se o gás que você passa é extremamente pungente, pode conter grandes quantidades de sulfeto de hidrogênio”, disse o dr. Youn.  O médico então continua a explicação e esclarece que o sulfeto de hidrogênio é poderoso na redução da pressão arterial e que isto, por sua vez, pode levar a uma perda de circulação sanguínea na região da retina. O resultado disso seria a cegueira, ainda que temporária.

@tonyyounmd

Reply to @no.heart.kid.06 Explaining how a fart can make him go blind? Theoretically… #fart #learnontiktok #toot #flatulence #blind

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

O médico deixa claro que essa é uma teoria, o que explica porque o número de casos não é astronômico todos os anos. Ainda assim, a história acabou rendendo bastante comentários nas redes sociais. Já imaginou ficar cedo apenas por soltar um pum?

PUBLICIDADE

O sulfeto de hidrogênio é algo que pode fazer com que seu gás seja especialmente pungente, com o odor comparado a ovos podres ou repolho. Também é verdade que a exposição a níveis mais altos do gás pode causar “sintomas respiratórios que variam de rinite a insuficiência respiratória aguda” em concentrações de 10 a 500 partes por milhão (ppm), a ser instantaneamente fatal em 500 a 1.000 ppm. Não é dúvida que gases podem ser realmente muito perigosos, inclusive para o organismo humano, mas é seguro dizer que as suas chances de passar por uma experiência como essa não é tão grande – ou realista.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]