CuriosidadeMundo BizarroMausoléu de Halicarnasso - Maravilha do Mundo

Mausoléu de Halicarnasso - Maravilha do Mundo

Img Mobile - Mausoléu de Halicarnasso - Maravilha do Mundo

O Mausoléu de Halicarnasso ficava localizado na Turquia. Era uma enorme construção, especialmente feita para receber o túmulo do rei Mausolo. Este mausoléu foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Para quem não conhece a história, o Mausoléu de Halicarnasso surgiu na região da Ásia Menor, no ano de 352 a.C. O monumento era verdadeiramente majestoso e gigante, tendo 123 metros de circunferência e 42 metros de altura. Foi considerado o túmulo mais bonito da antiguidade.

A construção recebeu enormes colunas. Tudo no mausoléu transmitia a sensação de grandiosidade.

O rei Mausolo fez parte do Império Persa. Ele reinou de 370 a.C. a 352 a.C., e foi responsável por diversas construções importantes, como edifícios públicos e uma muralha de proteção para o seu povo. Após a morte do rei, sua esposa iniciou a construção do fantástico mausoléu.

A rainha Artemísia II queria criar o edifício mais grandioso para receber os restos mortais de seu marido. Para isso, ela chamou artistas da Grécia, artesãos e escultores para trabalharem na obra.

Os arquitetos gregos Sátiro e Pítis foram os responsáveis pelo projeto do Mausoléu de Halicarnasso. A obra demorou cerca de 10 anos para ser concluída e contou com a força de trabalho de mais de 30 mil homens.

Infelizmente, a rainha Artemísia II faleceu antes da conclusão da obra e não viu sua homenagem ao marido ser finalizada. A obra foi totalmente decorada com esculturas e estátuas de bronze, com uma carruagem de mármore e tinha a base revestida de ouro. Estátuas do rei Mausolo e da rainha Artemísia II também foram esculpidas para a decoração pelo artista grego Escopas.

O Mausoléu de Halicarnasso foi tragicamente destruído por um terremoto entre os séculos XI e XV. Atualmente, apenas restos da construção e uma estátua ainda existem do antigo mausoléu. As relíquias estão no Museu Britânico e no Museu de Bodrum, na Turquia.



+ Sobre essa Curiosidade: Maravilhas do Mundo Mausolo

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Pirâmides do Egito - Maravilha do Mundo
  • Top 10 filmes mais nerds de todos os tempos
  • Esperma mais antigo do mundo é descoberto na Antártica
  • Qual a diferença entre tufão, ciclone e tornado?
  • Acredite se quiser: Um gato conseguiu prever 50 mortes
  • A história do Cristo Redentor
  • Como escolher um alimento saudável?
  • Monstro do Lago Ness

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.