CuriosidadeCiênciasNutrição Humana

Nutrição Humana

Img Mobile - Nutrição Humana

Hoje em dia, o termo nutrição está sendo muito falado, justamente porque as pessoas começaram a se preocupar mais com a sua alimentação e, com isso, passaram a se interessa mais sobre o assunto.

Dessa forma, é grande o número de pessoas que prefere uma alimentação saudável, balanceada, em razão da qualidade de vida que esses alimentos oferecem. Aliando a nutrição com a prática de atividades físicas, a pessoa possibilita ao seu corpo estar melhor preparado, mantendo a saúde em dia, tendo fôlego para enfrentar o dia a dia.

Pensando nas pessoas que já são adeptas de uma boa alimentação, e também naquelas que desejam ter, mas ainda não começaram, esse texto quer trazer pra todas elas algumas curiosidades referente à nutrição.

Vamos a elas!

1 – Alimento natural não significa saudável



Um alimento pode ser natural, orgânico, sem glúten, mas rico em açúcar ou gordura, pobre em fibra, entre outras coisas. Por isso que não se pode afirmar que um alimento “natural” significa que ele será sempre “saudável”.

Com isso, é importante que a pessoa, antes de comprar o produto, leia os ingredientes que o compõe.


2 – Consumir adoçante em excesso faz mal à saúde



As pessoas estão, cada vez mais, trocando o açúcar pelo adoçante. Acontece que, o adoçante, quando consumido dentro do limite recomendado, é seguro. Esse limite, determinado após estudos realizados em animais, corresponde a 10% da dose mínima de toxidade para os animais pesquisados, por isso a margem de segurança é grande.

A quantidade máxima de adoçante que uma pessoa de 60 quilos pode ingerir diariamente é de 2.400 miligramas, o que equivale a 48 envelopes de 1 grama de um adoçante dietético com 5% de aspartame.

Proteinas e vegetais

3 – A carne não fica podre no seu intestino



A carne é um alimento perecível, que precisa ser conservada com boa higiene desde o início da sua comercialização. Quando ingerida, o sistema digestivo, através de suas enzimas, inicia o processo de desintegração do alimento, a fim de que o transforme em nutrientes menores, para facilitar a sua absorção. O alimento não apodrece, mas sim, ele forma um bolo que sofre a absorção das partes nutricionais e elimina, através das fezes, a parte que não é aproveitada pelo organismo.


4 – Suplementos vitamínicos



Quando se fala de vitaminas, as pessoas acham que, quanto mais tiverem elas no organismo, melhor. Entretanto, os suplementos vitamínicos devem ser prescritos pelos médicos, quando a alimentação da pessoa não estiver sendo suficiente para atender as necessidades nutricionais.
Mas, o uso descontrolado desses suplementos pode ser prejudicial à saúde, causando alterações no metabolismo de outros nutrientes. Algumas vitaminas, como a A,D,E e K, são armazenadas no organismo e o seu excesso pode levar à toxidade.

Alimentos

5 – Óleos saudáveis ao organismo



Os óleos refinados passam por um processo em que são acrescidos solventes que podem trazer problemas para a saúde. Por isso é recomendado que sejam utilizados os óleos e azeites extravirgens, que não passam por nenhum processamento químico.

Os óleos refinados são extremamente inflamatórios. Os melhores óleos são os prensados a frio, como o óleo de oliva, de linhaça e de uva.



+ Sobre essa Curiosidade: Corpo Humano Alimento Alimentação Comida
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O Magnetismo da Terra
  • Os transgênicos são cancerígenos?
  • A origem do YouTube
  • Por que dormir é tão bom?
  • Top 10 coisas que você não sabia sobre Einstein
  • Estudo divulga novo método contraceptivo para homens
  • Verdades e mentiras sobre a falha de San Andreas
  • Os efeitos do LSD

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.