CuriosidadeCiênciasTeoria Cosmozóica

Teoria Cosmozóica

Img Mobile - Teoria Cosmozóica

Definição



Em 1908, o químico sueco Arrhenius, sugeriu na sua Teoria da Panspermia, que a vida surgiu na Terra sob a forma de esporos resistentes vindos do espaço transportados por meteoritos.

Esta teoria foi também proposta pelo astrônomo Britânico Fred Hoyle.

Apesar de atualmente ser aceita, sofreu na época fortes críticas, já que não respondia ao problema essencial como é que a vida na Terra ou em qualquer outro ponto do universo teria tido origem.


História



No final do século XIX, diversos cientistas alemães tentaram explicar como aconteceu o aparecimento, o surgimento da vida na Terra com a sugestão de que ela poderia ter sido trazida de outro ponto do universo, numa forma que seria de esporos resistentes, oriundos dos meteoritos.

Dessa forma surgiu a Teoria Cosmozóica. Isso porque a origem da vida sempre foi um assunto que muitas pessoas gostariam de descobrir como se deu, fato que fez com que diversos estudiosos, de diferentes épocas, tentassem passar para o papel, com fórmulas e teorias, onde tentavam explicar esse surgimento, mas que ainda assim deixavam diversas dúvidas e curiosidades nas pessoas, que não ficavam totalmente satisfeitas com as respostas obtidas.

E, entre diversas teorias que foram lançadas para essa explicação, uma das que ganhou mais destaque foi a Teoria Cosmozóica.


O que é a Teoria Cosmozóica?



A Teoria Cosmozóica é uma hipótese cósmica sobre como foi que surgiu a forma de vida no planeta Terra. Essa teoria teve início no longínquo século V antes de Cristo, idealizada por Anaxágoras, na Grécia. Essa teoria tentava explicar como se deu a origem da vida na Terra e, segundo ela, as primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta Terra através dos cometas e dos meteoros que possuíam algumas partículas de vida, ao invés de serem formadas no próprio planeta Terra.

Segunda essa versão feita por Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe, a matéria está sendo formada a todo o momento e, por isso, existe vida em todo o universo e nas nuvens interestrelares, que conseguem chegar à Terra através do núcleo de cometas.

Meteoro vagando no espaço

Assim sendo, a nova Teoria Cosmozóica acredita que o vírus também pode ter vindo diretamente de algum lugar do espaço, e que a evolução pode se dar pela incorporação de material genético que veio de outros planetas.

Tendo como base essa teoria, pode-se dizer que toda a galáxia havia sido bombardeada com essas formas de vida, e que, com isso, não existem motivos plausíveis para que não pudesse existir vida em outros planetas.

Impacto de meteoro na Terra


Como surgiu essa Teoria?



Embora pouco se tenha ouvido falar na Teoria Cosmozóica, ela é bem antiga, pois suas ideias foram debatidas no século V antes de Cristo, onde Anaxágoras já comentava sobre as “sementes da vida”, que haviam sido espalhadas por todo o espaço. Como foi apresentada, ela acabou sendo debatida e contestada por diversos pesquisadores, o que a fez ficar esquecida por um período, até ser retomada alguns séculos depois, sendo mais preciso no final do século XIX, quando os estudiosos da época voltaram a considerar as ideias presentes na teoria.

Essa teoria ganhou maiores notoriedades quando descobriram, na década de 80, alguns fósseis de bactérias encontrados nas geleiras da Antártida, o que era algo completamente impensável pelos cientistas, justamente pelas condições apresentadas para esses microrganismos serem consideradas completamente hostis.

Bacterias

Soma-se a esse fator outras condições encontradas ao longo dos anos, como a bactéria Methanococcus Jannaschi, localizada em formato fóssil, nos vulcões submersos no fundo do mar, sendo que essas bactérias não conseguem sobreviver expostos ao oxigênio, apenas aos gases carbônicos, hidrogênio e nitrogênio, o que faz com que a ideia de que esse tipo de vida veio de qualquer lugar do espaço seja levantada e aceita.


Veja também:



Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 20 comidas estranhas para comer antes de morrer
  • Aparição fantasmagórica no Canadá (Vídeo)
  • Hubble fotografa galáxias colidindo
  • Estresse altera o cérebro das crianças
  • A Origem do Alfabeto Braille
  • A Primeira publicação de um poeta brasileiro
  • Astrônomo grego fez calculo preciso com relação a distância entre a Terra e o Sol
  • Curiosidades da França

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.