CuriosidadeMundo BizarroO curioso poço dos templários

O curioso poço dos templários

Img Mobile - O curioso poço dos templários

O poço dos templários é um local da Quinta da Regaleira, em Sintra, Portugal. O lugar chama a atenção por seu lado místico e misterioso.

O poço é repleto de simbologias esotéricas que têm relação com a Maçonaria, a Rosa-Cruz e a Ordem Templária. Historiadores e arqueólogos também indicam relações com a simbologia alquímica, gnóstica e cristã.

O curioso poço dos templários e a propriedade da Quinta pertenceram a Antonio Augusto Carvalho Monteiro. O local foi projetado pelo arquiteto italiano Luigi Manini.

Hoje, a Quinta da Regaleira é considerada um patrimônio mundial pela UNESCO. O terreno, com 4 hectares de terras, é cheio de grutas, lagos, torres, jardins, labirintos, poços, e ainda conta com um palácio, uma capela e uma cripta.

As esculturas mitológicas, que mesclam os estilos gótico, romântico, renascentista e manuelino, tomam conta do local e dão a ele uma beleza única.

A Quinta deve ter sido construída por volta de 1900. Desde 2002, o espaço é aberto a visitação. O chamado Poço dos Templários é o local mais visitado e o que desperta mais curiosidade na Quinta. Neste poço existe uma escadaria de vinte e sete metros que possui nove patamares que simbolizam a morte e o renascimento.

No fundo do poço há uma cruz templária e uma estrela de oito pontas. Esse poço é chamado de poço iniciático, por ter sido utilizado como local de iniciação da maçonaria.

Na Quinta da Regaleira também existem 12 estátuas de deuses da mitologia greco-romana, entre eles: Fortuna, Orfeu, Vênus, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano e Hermes.



+ Sobre essa Curiosidade: Cavalaria Idade Média Medieval

O site dos curiosos.

Veja também

  • Por que dormir é tão bom?
  • Curiosidades sobre a Finlândia‎
  • Por que tossimos?
  • A Origem da Escada
  • TOC de alguns famosos
  • A invenção do ácido sulfúrico
  • Quais as atuais maravilhas do mundo?
  • Descoberto planeta com probabilidades de abrigar vida

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.