CuriosidadeCiênciasO Mistério do lago Vostok

O Mistério do lago Vostok

Img Mobile - O Mistério do lago Vostok

O Lago Vostok está sendo estudado com muita curiosidade por cientistas. Com 240 quilômetros de comprimento e 50 de largura, o Vostok é considerado um dos quinze maiores lagos do mundo. Ele está localizado sob o gelo na região da Antártida.

Uma equipe da Universidade do Estado de Montana, nos Estados Unidos, está trabalhando para desvendar os mistérios do Lago Vostok. Segundo os pesquisadores, a região esconde diversas espécies de micróbios e bactérias desconhecidas.

O Lago Vostok conta com um grande volume de água doce. Ele foi descoberto em 1995, a oeste do Pólo Sul. Curiosamente, o Vostok está sob 3720 metros de gelo, sendo considerado um ecossistema virgem e isolado há cerca de 30 milhões de anos.

As espécies que habitam o Lago Vostok são consideradas hiper-retardadas, e se procriam apenas uma vez a cada século. Os cientistas acreditam que a vida no Vostok existe graças ao escasso calor que é emanado do centro da Terra. Ainda assim, a temperatura no lago é de aproximadamente zero grau Celsius.

Imagens de radar mostraram que o lago está sempre trocando água com o gelo que fica acima dele, mas o processo é bastante lento. O Comitê Científico de Pesquisas da Antártida afirmou que o lago só será diretamente estudado depois que for encontrado um método limpo de remoção de amostras. O objetivo é conservar a pureza do ecossistema utilizando um minirrobô teleguiado e que tenha um sistema anti-séptico.



+ Sobre essa Curiosidade: Mistério

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é Gatesfobia?
  • Assistir cenas violentas te torna violento?
  • Cor do xixi e do cocô X saúde
  • Tempestade de Areia (Tempestade Negra)
  • Equívocos históricos
  • Curiosidades sobre a Hungria
  • Legendário Pássaro Trovão ainda pode habitar os Estados Unidos
  • Sexo surgiu a 380 milhões de ano atrás

Você Sabia?

A pele humana é renovada 1.000 vezes ao longo da vida.