Mundo Bizarro

O Mito de Prometeu

O subtítulo do livro, O Moderno Prometeu, se refere a figura da mitologia grega que é responsável pelo conflito entre os homens e os deuses. Para conseguir ajudar as pessoas, Prometeu roubou o fogo de Zeus. Os humanos ficaram assim com vantagem sobre os animais, já que o fogo dava habilidade de fazer armas e ferramentas. Prometeu foi severamente punido por Zeus, que o acorrentou a uma rocha e, durante a noite, era visitado por uma águia que comia seu fígado. Durante o dia, porem, seu fígado crescia novamente para o seu tamanho original.

O subtítulo também se refere a historia do Prometeu plastificador, outra lenda em que ele criou e animou os seres humanos a partir da argila.

Assim, Victor Frankenstein pode realmente ser visto como um “moderno Prometeu”. Criando vida, ao invés de apenas ter sido criado, ele desafia os deuses. Tomando o lugar de deus Victor se transforma em criador. Assim como Prometeu, Victor é punido por seus feitos, porem, pela criatura que criou, enquanto Prometeu foi punido pelo deus de quem roubou o fogo.

Fonte:
http://ekso.tripod.com/hist1/2-frank.htm
O Mito de Prometeu

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *