CuriosidadeCiênciasO que é a sede?

O que é a sede?

Img Mobile - O que é a sede?

A sede é uma sensação do corpo humano, resultante da ação de seis glândulas localizadas nos arredores da língua. Quando nossa saliva é reduzida, o organismo sente a falta de líquido. Quando a taxa de liquidez cai a 5%, as glândulas salivares se manifestam para que nós possamos beber água.

Nosso corpo é sedento apenas por água, elemento que representa 70% do peso de um ser humano adulto. A água é responsável por transportar o lixo do organismo para fora. No xixi, saem moléculas de uréia e proteínas sem utilidade para o corpo.

A água é importante por que ajuda a regular a temperatura do corpo. Normalmente, uma pessoa perde cerca de 800 mililitros de água pela transpiração por dia.

O ideal é beber diariamente de 2 a 3 litros de água. Para o ser humano, o processo de desidratação pode ser fatal.

Nas situações em que o corpo entra em contato com alimentos salgados ou muito doces, é preciso tomar água para ajudar a dissolver o volume dessas substâncias no organismo. Com isso, vem a sede, que surge através do hipotálamo, que manda uma mensagem ao córtex do cérebro.

Os neurônios que tecem o córtex são os responsáveis pela consciência e percebem a necessidade de ingerir líquido. Existem teorias de que receptores na mucosa da boca e da garganta mandariam sinais nervosos ao cérebro para que a pessoa sentisse vontade de beber água.

Na circulação do organismo humano, o principal volume de água vai para os rins, que eliminam as impurezas do sangue e os excessos de sais. Nós sentimos sede pela necessidade de reposição da água perdida.



+ Sobre essa Curiosidade: Sede Saliva Corpo Humano

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O Misterioso Satélite UFO Cavaleiro Negro (Black Knight)
  • Curiosidades Elétricas
  • A História do Microscópio
  • A História da Música: I Don't Want to Miss a Thing
  • O que é Atazagorafobia?
  • Nefilins
  • A primeira e a única foto familiar deixada na lua
  • Curiosidades sobre o Camboja

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.