CuriosidadeMundo BizarroO que é geliofobia?

O que é geliofobia?

Img Mobile - O que é geliofobia?

Você conhece a geliofobia? Esse nome estranho é associado a uma fobia inusitada e muito rara. A geliofobia é o medo irracional de risadas e gargalhadas. Imagine uma pessoa que sente pânico simplesmente ao ouvir uma risada. Essa fobia é muito preocupante.

O medo da risada pode estar associado a traumas ou lembranças negativas. Essa fobia está relacionada tanto a risada de terceiros quanto a própria risada dos pacientes que sofrem desse problema. Por isso, as pessoas que sofrem de geliofobia nunca dão risada.

Esse temor irracional é marcado também por sintomas físicos, como tontura, palpitações, náusea e sudorese. O mal estar é generalizado.

Segundo psicológos, a geliofobia pode ter relação com traumas da infância ou à transferência do medo de pais para filhos. Uma pessoa com esta fobia evita entrar em contato com qualquer coisa que possa fazer rir, e também evita ouvir risadas.

O tratamento para essa fobia é a Terapia Cognitiva Comportamental, que expõe o paciente ao seu medo para que ele seja capaz de enfretá-lo. Além da terapia, também é indicado o uso de medicamentos para ansiedade.



+ Sobre essa Curiosidade: Fobia Medo Risada Gargalhada