CuriosidadeCiênciasO que é sinestesia e por que acontece?

O que é sinestesia e por que acontece?

Img Mobile - O que é sinestesia e por que acontece?

A sinestesia é definida como a assimilação ou interferência de vários tipos de sensações de diferentes sentidos ao mesmo tempo. Por exemplo, uma pessoa sinestésica pode ouvir cores, ver sons ou perceber sensações de gosto ao tocar um objeto com uma certa textura.


Qual é o tipo mais comum de sinestesia?



A Universidade da Cidade de Londres lançou recentemente um estudo que garante que uma em cada cinco pessoas seja capaz de "ouvir" o som produzido pelas luzes piscantes e até pelo som de movimentos rápidos, mesmo que esses sinais visuais estejam completamente silenciosos. Essa habilidade é chamada de "resposta auditiva evocada visualmente" e é a sinestesia mais comum que existe.

Mulher escutando música

Existem, por outro lado, outras variedades de sinestesia menos comum que pelo menos de uma em 20 pessoas a experimentam. Assim, a sinestesia mais comum pode nos ajudar a encontrar a chave para esse fenômeno. Por exemplo, algumas pessoas quando tocam uma superfície muito macia podem sentir um gosto doce em suas bocas.

O que é e por que isso acontece?



Não se sabe exatamente o verdadeiro motivo de algumas pessoas desenvolveram essa capacidade, mas o que temos certeza é que ela pode nos ajudar a explicar outras formas mais vagas de perceber o mundo. Imagine que você tenha ido a mais de um show em sua vida, você notou a diversão e a empolgação que é ver um show de rock que inclui um show de luzes?

Pessoas em show de rock

É claro que os seres humanos amam as luzes adicionadas ao som, então talvez não seja tão estranho pensar que nossos cérebros estão preparados para imaginar ruídos quando as luzes são muito silenciosas para nosso gosto.


Um estudo para detectar sinestesia



No estudo que foi realizado para tentar esclarecer algumas incógnitas sobre a sinestesia, os cientistas contaram com 4.128 voluntários que tiveram que completar cada um deles, uma pesquisa online com cerca de 24 vídeos silenciosos. Mais ou menos 21% dos entrevistados disseram ter certeza de que ouviram algum som enquanto projetavam o vídeo e até ouviram esses sons quando o vídeo era totalmente abstrato. Isso pode significar que não é apenas uma questão de nosso cérebro "completar" os sons que acontecem, mas é um elo intuitivo entre as luzes que vemos e os sons que pensamos.


O autor do referido estudo, Elliot Freeman, afirmou em uma conferência de imprensa que:



"ALGUMAS PESSOAS OUVEM O QUE VEEM. AS LUZES INDICADORAS DO CARRO, OS SINAIS DE NÉON E OS MOVIMENTOS DAS PESSOAS ENQUANTO CAMINHAM PODEM CAUSAR UMA SENSAÇÃO DE AUDIÇÃO. ACREDITAMOS QUE ESSAS SENSAÇÕES PODEM ÀS VEZES REFLETIR UM VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES DAS PARTES VISUAIS DO CÉREBRO PARA ÁREAS QUE GERALMENTE SÃO DEDICADAS À AUDIÇÃO".

Em conclusão, podemos dizer que o fenômeno da sinestesia reforça a ideia de que os sentidos que possuímos são mais do que apenas ferramentas puras utilizadas apenas para aprender sobre o mundo em torno de nós. Talvez eles sejam parte de nós mesmos, sendo capazes de moldar essas experiências.



Veja também:

Os Humanos Possuem 5 ou 21 Sentidos?



+ Sobre essa Curiosidade: Visão Audição Paladar Olfato Tato Sentimento Cérebro

O site dos curiosos.

Veja também

  • Rede de comunicação quântica da China será à prova de hackers
  • Curiosidade sobre a Jabuticaba
  • Seu estilo de vida provavelmente está te matando!
  • Assalto ao trem pagador
  • Quais os melhores provedores de internet do Brasil?
  • Quais as maiores curiosidades humanas?
  • 9 curiosidades perturbadoras sobre a boneca Annabelle
  • A Invenção do CTRL-ALT-DELETE

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.