CuriosidadeMundo BizarroOrigem do café

Origem do café

Img Mobile - Origem do café

Nada melhor do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café novo. Entre os brasileiros, o cafezinho é hábito e paixão. Mas é certo que nem todos sabem a história dessa famosa bebida.

Na verdade, são várias as versões da origem do café. A mais comum delas afirma que o café foi descoberto por um pastor etíope na antiga Abissínia por volta de 600-800 depois de Cristo.

As frutinhas vermelhas do cafeeiro são originárias da região conhecida como Arábia, península situada entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Até o século X o cafeeiro tinha seus frutos consumidos quase que exclusivamente pelas tribos nômades.

No início, o fruto maduro do café misturado com gordura animal, armazenado em bolsas de couro. Durante viagens, os nômades comiam essa mistura e, eventualmente, bebiam o líquido obtido da infusão da pasta com água fria.

No século X os Árabes descobriram o sabor da bebida preparada com água quente. A essa mistura deram o nome de "GAHWA" que significa aquele que impede o sono.

Já no século XIII surgiram nos países árabes as primeiras casas especializadas em café, que nesse momento da história se tornou conhecido como o "vinho árabe" pelos mulçumanos.

O café passou a ser cultivado no Yemen na África entre os anos 1250 e 1600. Os árabes mantiveram, por muito tempo, o monopólio total do café. Eles exportavam apenas grãos torrados e não permitiam a saída das plantas e frutos "in natura" de seu território.

O café chegou à América do Norte em 1607 ganhando popularidade e fazendo com que as cafeterias se tornassem ponto de encontro nas cidades de New York, Baltimore, Boston, Philadelphia.

No entanto, foram os holandeses que, por meio de contrabando do porto árabe Mocha, tornaram-se os primeiros a transportar e cultivar o café comercialmente em 1690. A partir daí, o café foi se tornando um produto cada vez mais valorizado no mercado internacional.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com



+ Sobre essa Curiosidade: Café Alimentos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Alimentos congelados estragam?

    Se você acha que os alimentos podem ser mantidos congelados por tempo indeterminado, saiba que você está errado. Mesmo dentro do congelador existe um tempo ...
    Leram 10288 Vezes

  • Origem dos alimentos light e diet

    Os alimentos Diet e Light foram criados para atenderem as necessidades de alimentação de pessoas com restrições alimentares. A diferença entre estes dois ti...
    Leram 18570 Vezes

  • A Origem da Conservação dos Alimentos

    Você já parou para pensar como é que as pessoas faziam, lá na Antiguidade, para poder conservar os alimentos, sem possui energia elétrica e geladeira pra is...
    Leram 18067 Vezes

  • 9 alimentos que melhoram a visão

    Alguns alimentos ajudam a melhorar a capacidade de visão e evitam diversos problemas de saúde. Confira uma lista com 9 alimentos que devem fazer parte da di...
    Leram 17407 Vezes

  • Bananas são alimentos radioativos

    A banana é uma fruta que tem uma dose significativa de radiação ionizante. Diversos estudos já demonstraram qual é o nível de radioatividade ao qual uma pes...
    Leram 1046 Vezes

  • A curiosa história do café

    O café uma das bebidas mais populares do mundo. Essa bebida está relacionada à história de vários países e tomou conta do mundo. O café é muito importante p...
    Leram 12935 Vezes

O site dos curiosos.

Veja também

  • As 4 plantas mais venenosas do mundo
  • Quem inventou o vibrador?
  • Por que a chuva cai em gotas?
  • Como ter milhões de inscritos no youtube?
  • Curiosidades sobre Cuba
  • Curiosidades sobre a internet no Brasil e no Mundo
  • BiPAP: O que é e por que pode salvar sua vida?
  • Por que a pele descama depois de excesso de exposição ao sol?

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.