CuriosidadeCiênciasParede artificial na Antártica pode impedir o aumento do nível do mar

Parede artificial na Antártica pode impedir o aumento do nível do mar

Img Mobile - Parede artificial na Antártica pode impedir o aumento do nível do mar

Pesquisadores estão dedicando esforços ao estudo da contenção do aumento do nível do mar no planeta. Eles acreditam que, se as geleiras que retêm as camadas de gelo na Antártida e na Groenlândia entrassem em colapso, a taxa de elevação do nível do mar ao redor do globo poderia disparar. Isso destruiria rapidamente diversas cidades costeiras, onde centenas de milhões de pessoas vivem. Estas regiões se tornariam completamente inabitáveis.

Para evitar isso, os cientistas estão propondo um novo tipo de plano de geoengenharia para sustentar as camadas de gelo da região Antártica. A ideia é criar paredões enormes para impedir o aumento do nível do mar.

Se este plano se concretizasse, este seria o maior projeto de engenharia civil da história da humanidade. Para as centenas de milhões de pessoas que vivem ao longo das costas do mundo, esse projeto seria uma forma de controlar o cenário assustador do aumento do nível do mar.

Derretimento de glacial


Realidade assustadora



Os níveis do mar já estão subindo rapidamente, ameaçando inundar cidades como Miami e Veneza. Se o gelo das regiões da Antártida e da Groenlândia entrar realmente em colapso, o mar poderia subir rapidamente, destruindo trilhões de dólares em propriedades e infraestrutura.

Para prevenir ou retardar tais inundações, a humanidade precisa colocar em prática o maior projeto de engenharia civil na história. A proposta foi apresentada em um estudo publicado em uma revista da União Europeia de Geociências. A construção de paredes maciças pode evitar que o gelo desmorone.

Este seria um grande esforço de geoengenharia e uma maneira de adaptar o planeta para o futuro, garantindo às zonas costeiras mais segurança. Para complementar este projeto, também é fundamental que a humanidade reverta o aquecimento global que vem sendo causado pela queima de combustíveis fósseis.

Segundo John Moore, cientista do clima na Beijing Normal University e da Universidade da Lapónia Arctic Centro da Finlândia, que ajudou a escrever o estudo, este projeto ainda é teórico, mas essa intervenção de cobertura do gelo pode se tornar real no futuro. Hoje, uma obra desse porte estaria à margem das capacidades humanas, mas é possível que aconteça no futuro, caso o gelo realmente derreta de forma catastrófica.

Outro autor do estudo, Michael Wolovick, pesquisador de geociências na Universidade de Princeton, disse que há gelo suficiente no topo da Antártida para elevar o nível do mar ao redor do globo em quase 60 metros. [ Veja o estudo ]

Antartida e seu derretimento

Vale ressaltar que a Antártida está derretendo mais rapidamente do que pensávamos, de acordo com um estudo publicado em junho na revista Nature. No passado, acreditava-se que levaria milhares de anos para que os níveis do mar aumentassem tanto, mas, atualmente, os pesquisadores sabem que esse processo já está acontecendo.

Desde meados da década de 1990, lugares como Miami viram um aumento adicional significativo no nível do mar. Vários fatores contribuem para este aumento global, como a queima de combustíveis fósseis.

Por isso, o estudo diz que seria possível tentar construir estruturas ou até mesmo paredes embaixo dos lençóis de gelo para evitar que eles se quebrassem ou fossem enfraquecidos pela influência da água morna vinda de baixo.

Wolovick e Moore pesquisam esse conceito há vários anos. Em seu novo estudo, eles calcularam a probabilidade de que a engenharia de placas de gelo pudesse impedir o colapso da geleira de Thwaites, uma geleira especialmente desafiadora por causa de sua largura.


Fonte: Business Insider.


Veja também:

Qual a taxa atual do derretimento glacial?

Quais as cidades no mundo abaixo do nível do mar?

Top 10 cidades que vão desaparecer do globo em breve

Pequena Era Glacial

Período quente medieval



+ Sobre essa Curiosidade: Antártica Antártida Aquecimento Global
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Pesquisa afirma que o salto alto deixa a musculatura forte e fraca
  • O que pode ser quando a mão fica tremendo?
  • Probabilidades de vida no universo
  • Curiosidades sobre a Estrela de Belém
  • 7 usos geniais para o bom e velho ferro de passar roupas
  • Coprofilia
  • A Invenção da Televisão
  • Homens podem se sentir ameaçados por chefes do sexo feminino

Você Sabia?

O nome mais comum e popular no mundo é Mohammed.