Ciências

Pesquisa feita com galinhas fornece informações sobre seus ancestrais dinossauros

Os pesquisadores conseguiram pistas importantes sobre como era a biologia dos terópodes não aviários. Saiba mais!

Diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos usaram informações biológicas das aves para obter dados relevantes sobre seus ancestrais dinossauros. As espécies de aves, com destaque para as galinhas, ainda compartilham muitos traços dos dinossauros, tornando-os o melhor grupo vivo para reconstruir certos aspectos da biologia dos terópodes não aviários.

Agora uma pesquisa recente, avaliou a locomoção bípede e as características dos membros de locomoção posteriores herdados pelas galinhas dos dinossauros. Os pesquisadores da Universidade do Chile e da Universidade de Illinois analisaram o fato de que as galinhas mantêm uma postura de membro posterior agachada e que sua locomoção é impulsionada pela flexão do joelho. Já a condição primitiva dos terópodes não aviários era diferente, pois a espécie mantinha uma postura mais ereta e tinha os movimentos dos membros impulsionados pela retração do fêmur. [ Veja o estudo ]

Essas diferenças funcionais foram associadas a um deslocamento gradual do centro de massa dos terópodes para as aves modernas. Ainda assim, com o estudo dos movimentos e das formas de locomoção das galinhas, é possível recriar a postura do membro e a cinemática dos movimentos dos extintos dinossauros bípedes.

Galinha e Dinossauro, forma de caminhar

ANÚNCIOS

Para chegar aos resultados do estudo, os pesquisadores usaram galinhas criadas com caudas artificiais e, consequentemente, com o centro de massa mais localizado na parte posterior, com uma orientação mais vertical do fêmur durante o deslocamento.

Os resultados da pesquisa sustentam a hipótese de que mudanças graduais na localização do centro de massa resultaram em posturas mais posteriores e em uma mudança dos movimentos dos membros impulsionados pelo quadril para os joelhos ao longo da evolução dos terópodes.

Graças a essa pesquisa, os cientistas agora sabem que as aves existentes podem potencialmente ser usadas para obter informações importantes sobre aspectos ainda não explorados da locomoção dos dinossauros. Isso porque as aves herdaram diversas características locomotoras de seus ancestrais, inclusive a condição do bipedismo, a postura e o tipo de movimento dos membros posteriores.

ANÚNCIOS

Este estudo foi conduzido pelos pesquisadores Bruno Grossi, José Iriarte-Díaz, Omar Larach, Mauricio Canals e Rodrigo Vásquez, e foi publicado no Plos One, uma comunidade internacional de pesquisadores, que publica estudos seguindo rigorosos padrões de qualidade e que possui mais de 6 mil editores acadêmicos.

Sobre o Autor