CuriosidadeCotidianoPor que existem vacinas via oral e outras, via injeção?

Por que existem vacinas via oral e outras, via injeção?

Img Mobile - Por que existem vacinas via oral e outras, via injeção?

O causador de terror em crianças e um certo temor nos adultos, as vacinas são de grande importância para a saúde pública. Por isso é importante estar sempre atento ao calendário de vacinas que são divulgados pelo Ministério da Saúde e não deixar de tomar nenhum delas.

Antes de entender o motivo de terem duas formas de aplicar a vacina, é necessário entender e saber o que é uma vacina.


O que é a vacina?



A vacina é uma das substâncias mais importantes para a sociedade, pois é através delas que a ação contra algumas doenças é feita. Assim sendo, elas são as formas diretas para evitar epidemias ou sofrimentos com doenças e tratamentos. As vacinas têm o poder de agir contra o vírus e as bactérias que causam diversas doenças no corpo humano.

Além de atuar na prevenção das doenças, ela também é capaz de acabar com a doença, evitando a sua proliferação. Um dos casos mais conhecidos do poder da vacina foi a extinção da varíola que a vacina foi capaz de realizar, em 1977.

As vacinas têm o poder de ajudar o organismo a combater os vírus e as bactérias, o protegendo desses causadores de doenças.


Como é produzida a vacina?



As vacinas são produzidas pelos laboratórios, que as fazem através dos próprios organismos que causam as doenças, mas quando estes estão enfraquecidos, mortos ou com algum derivado deles.

O vírus, primeiramente é injetado nas células animais, como as de um ovo de galinha. Depois que eles se proliferam, eles passam por um processo de enfraquecimento, ou seja, não causarão mais a doença. Entretanto, continuam fazendo com que o corpo desenvolva os anticorpos.

Quando é aplicada no homem, a vacina faz com que o organismo comece a se defender daquele vírus ou bactéria, que não tem força para causar a doença. Dessa forma, a pessoa irá produzir anticorpos mesmo que não tenha a doença, ficando imune a ela.

Pode ser que algumas pessoas sofram alguma reação alérgica à vacina, isso irá depender apenas do tipo de medicamento que foi aplicado. Entre os principais sintomas, podem-se destacar a dor e o inchaço no local onde foi aplicada a vacina, uma vermelhidão na região, coceira, dor de cabeça, febre, cansaço.

Leia mais: Como são produzidas as vacinas?


Agora, por que existem vacinas que são tomadas pela via oral e outras, só por injeção?



A resposta para essa pergunta é simples. Só as doenças que são contraídas pela ingestão de água ou de qualquer alimento contaminado têm a vacina oral, como o rotavírus e do vírus da pólio. Dessa forma, as gotinhas fazem o mesmo trajeto do vírus.

As vacinas em gotas vão estimular o organismo a produzir anticorpos, oferecendo mais proteção às áreas mais sensíveis, como a boca, o estômago e o intestino.

Vacina via oral

Já as doenças que são transmitidas pelo ar, como a tuberculose, difteria, coqueluche, sarampo e caxumba, só a injeção faz efeito.

Vacina via injeção

Mas a diferença entre elas não é só o meio de aplicação. A vacina oral é feita com vírus atenuado, ou seja, o agente infeccioso é processado em laboratório e perde o seu poder. Quando colocado no corpo, ele se reproduz e provocará a resposta de defesa do organismo, da mesma forma que o vírus causaria a doença.

Já a vacina injetável utiliza o agente infeccioso inativado. Isso significa que ele está morto, incapaz de se reproduzir dentro do organismo.


Leia também:

Qual foi a primeira vacina criada?

Quais vacinas um adulto precisa tomar periodicamente?



+ Sobre essa Curiosidade: Vacina Gripe Vírus Bactéria
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Vírus do HIV evoluiu para forma menos letal

    O vírus do HIV parece estar lentamente se tornando menos letal para os seres humanos. A informação tem como base pesquisas realizadas na África e que demons...
    Leram 10629 Vezes

  • Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS)

    A Síndrome Pulmonar por Hantavírus é uma doença potencialmente mortal, mas muito rara e pouco contagiosa. A transmissão ocorre através da urina, fezes e sa...
    Leram 13516 Vezes

  • Top 10 vírus que ajudam a humanidade

    O termo vírus é, muitas vezes, associado a doenças que causam medo em muitas pessoas. Esses seres microscópicos são realmente responsáveis por inúmeros caso...
    Leram 986 Vezes

  • A penicilina e o perigo das super bactérias

    O medicamento conhecido como antibiótico é uma substância que pode interagir com organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo...
    Leram 18836 Vezes

  • A curiosa bactéria que come petróleo

    Pesquisadores da Universidade de Los Andes, em Bogotá, estão estudando uma curiosa bactéria capaz de matar mosquitos transmissores da dengue e que comem pet...
    Leram 15989 Vezes

  • Quais são os sintomas do Zika Vírus?

    O Zika Vírus chegou ao Brasil provocando grande preocupação. A relação da doença com o aumento dos casos de nascimentos de bebês com microcefalia deixou as ...
    Leram 7362 Vezes

  • Frio causa gripe ou resfriado?

    Quem nunca acordou com sintomas de resfriado ou gripe depois de passar um dia exposto ao frio intenso? Apesar desse fato ser comum, não existem evidências c...
    Leram 18958 Vezes