CuriosidadeCotidianoPor que existem vacinas via oral e outras, via injeção?

Por que existem vacinas via oral e outras, via injeção?

Img Mobile - Por que existem vacinas via oral e outras, via injeção?

O causador de terror em crianças e um certo temor nos adultos, as vacinas são de grande importância para a saúde pública. Por isso é importante estar sempre atento ao calendário de vacinas que são divulgados pelo Ministério da Saúde e não deixar de tomar nenhum delas.

Antes de entender o motivo de terem duas formas de aplicar a vacina, é necessário entender e saber o que é uma vacina.


O que é a vacina?



A vacina é uma das substâncias mais importantes para a sociedade, pois é através delas que a ação contra algumas doenças é feita. Assim sendo, elas são as formas diretas para evitar epidemias ou sofrimentos com doenças e tratamentos. As vacinas têm o poder de agir contra o vírus e as bactérias que causam diversas doenças no corpo humano.

Além de atuar na prevenção das doenças, ela também é capaz de acabar com a doença, evitando a sua proliferação. Um dos casos mais conhecidos do poder da vacina foi a extinção da varíola que a vacina foi capaz de realizar, em 1977.

As vacinas têm o poder de ajudar o organismo a combater os vírus e as bactérias, o protegendo desses causadores de doenças.


Como é produzida a vacina?



As vacinas são produzidas pelos laboratórios, que as fazem através dos próprios organismos que causam as doenças, mas quando estes estão enfraquecidos, mortos ou com algum derivado deles.

O vírus, primeiramente é injetado nas células animais, como as de um ovo de galinha. Depois que eles se proliferam, eles passam por um processo de enfraquecimento, ou seja, não causarão mais a doença. Entretanto, continuam fazendo com que o corpo desenvolva os anticorpos.

Quando é aplicada no homem, a vacina faz com que o organismo comece a se defender daquele vírus ou bactéria, que não tem força para causar a doença. Dessa forma, a pessoa irá produzir anticorpos mesmo que não tenha a doença, ficando imune a ela.

Pode ser que algumas pessoas sofram alguma reação alérgica à vacina, isso irá depender apenas do tipo de medicamento que foi aplicado. Entre os principais sintomas, podem-se destacar a dor e o inchaço no local onde foi aplicada a vacina, uma vermelhidão na região, coceira, dor de cabeça, febre, cansaço.

Leia mais: Como são produzidas as vacinas?


Agora, por que existem vacinas que são tomadas pela via oral e outras, só por injeção?



A resposta para essa pergunta é simples. Só as doenças que são contraídas pela ingestão de água ou de qualquer alimento contaminado têm a vacina oral, como o rotavírus e do vírus da pólio. Dessa forma, as gotinhas fazem o mesmo trajeto do vírus.

As vacinas em gotas vão estimular o organismo a produzir anticorpos, oferecendo mais proteção às áreas mais sensíveis, como a boca, o estômago e o intestino.

Vacina via oral

Já as doenças que são transmitidas pelo ar, como a tuberculose, difteria, coqueluche, sarampo e caxumba, só a injeção faz efeito.

Vacina via injeção

Mas a diferença entre elas não é só o meio de aplicação. A vacina oral é feita com vírus atenuado, ou seja, o agente infeccioso é processado em laboratório e perde o seu poder. Quando colocado no corpo, ele se reproduz e provocará a resposta de defesa do organismo, da mesma forma que o vírus causaria a doença.

Já a vacina injetável utiliza o agente infeccioso inativado. Isso significa que ele está morto, incapaz de se reproduzir dentro do organismo.


Leia também:

Qual foi a primeira vacina criada?

Quais vacinas um adulto precisa tomar periodicamente?



+ Sobre essa Curiosidade: Vacina Gripe Vírus Bactéria
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que ficamos de ressaca após bebedeira?
  • Top 10 jogos mais esperados para 2014
  • Curiosidades sobre a visão
  • Top 10 armas do futuro
  • Rede de comunicação quântica da China será à prova de hackers
  • Qual é a mais profunda cavidade da Terra?
  • Tribo indígena prevê o apocalipse após oito profecias precisas
  • Isso é uma evidência de OVNI?

Você Sabia?

O orgasmo dos porcos dura cerca de 30 minutos.