CuriosidadeMundo BizarroPor que piscamos os olhos?

Por que piscamos os olhos?

Img Mobile - Por que piscamos os olhos?

Os olhos precisam ser irrigados constantemente, para isso existem as glândulas lagrimais (responsáveis pela produção das lágrimas) que se encarregam de manter a lubrificação correta dos globos oculares.

O ato de piscar serve para espalhar a lágrima por toda a superfície dos olhos, além de funcionar como um reflexo de defesa contra agentes externos, como poeira ou qualquer outra partícula que possa ferir a córnea.

Os olhos são estruturas extremamente delicadas e contam com uma musculatura complexa para garantir seu pleno funcionamento. Existem casos de pessoas vítimas de acidentes que perdem a capacidade de piscar; nesses casos, se não houver tratamento especializado pode-se desenvolver úlcera na córnea ou até mesmo cegueira.

Normalmente piscar é um ato involuntário, mas foi observado que o uso intenso de computadores vem causando sérios danos aos olhos, uma vez que alguns ficam tanto tempo concentrados na tela do computador que acabam “esquecendo” de piscar.

Os sintomas observados foram: ardência na região dos olhos, visão embaçada e dores de cabeça. É preciso ficar atento. Especialistas recomendam um pequeno intervalo de 20 em 20 minutos para descansar os olhos. Procure olhar através da janela para esticar a vista e pisque diversas vezes para lubrificar a córnea.

Rafael Queiroz, Equipe do SitedeCuriosidades.com.



+ Sobre essa Curiosidade: Olhos Lágrima Córnea

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A batida do coração durante a morte
  • Novo experimento confirma que a realidade não existe
  • Propriedades do Óxido de Perovskita para a geração de energia elétrica
  • Holandês quer ser legalmente reconhecido como 20 anos mais jovem
  • Isso é uma evidência de OVNI?
  • Curiosidades sobre a Deusa Gaia
  • Bactérias transformam esgoto em energia limpa
  • Conheça o CERN - Centro mundial do estudo de partículas

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.