Cotidiano

Quais são as principais polêmicas envolvendo Brasileiros na Copa da Rússia 2018?

Alguns fatos vergonhosos marcaram a participação dos torcedores brasileiros na Copa do Mundo da Rússia em 2018.

A Copa do Mundo da Rússia, evento mais caro já realizado até hoje, foi marcada pela presença massiva dos brasileiros. Segundo dados divulgados pela FIFA, os torcedores estrangeiros que mais compraram ingressos para a Copa foram os norte-americanos. Em segundo lugar no ranking aparecem os brasileiros, que adquiriram, nada mais, nada menos, que 72 mil ingressos para as partidas de futebol.

Veja também: Números da Copa da Rússia 2018

Como é de costume, a torcida brasileira conquistou a atenção da mídia mundial por sua alegria contagiante, pela paixão ao futebol, pelo carnaval fora de época na Rússia, por sua fidelidade à seleção e pelas canções criadas para incentivar o time comandado por Tite e também para provocar os adversários, como, por exemplo, a versão da música “Bella Ciao”, sucesso na série “La Casa de Papel”, que se transformou em uma provocação sobre o fracasso da seleção argentina no mundial.

Mas nem tudo tem sido festa e alegria na participação dos brasileiros na Copa da Rússia. Um caso que ganhou repercussão mundial e até obrigou o Ministério das Relações Internacionais do Brasil a se pronunciar oficialmente envolveu o assédio e o constrangimento causados por um grupo de torcedores brasileiros a uma mulher russa. O episódio, que gerou revolta e ganhou as redes sociais, mostra os brasileiros ensinando a russa a falar termos pejorativos e machistas, como “vagina rosa”.

ANÚNCIOS

Buceta Rosa, Torcedores Brasileiros na Russia

Por conta deste caso de assédio, o Ministério do Interior da Rússia abriu inquérito contra os brasileiros, que podem ser condenados a pagar multas e correm o risco de serem proibidos de voltar a pisar em território russo. Eles foram denunciados por ofensa à nacionalidade e gênero, além de falta de respeito às leis da Federação Russa, humilhação e desrespeito a um cidadão russo. O caso chegou a ser condenado pela ONU e pelo governo brasileiro.

Esse comportamento dos brasileiros levou a uma onda de assédio contra mulheres na Rússia, causada por grupos extremistas do país, que passaram a usar os termos “buceta rosa” para atacar mulheres nas redes sociais. Estes mesmos grupos nacionalistas também divulgaram postagens chamando os brasileiros e os latino-americanos de macacos e imundos.

ANÚNCIOS

Além dessa ocorrência, os brasileiros também fizeram feio ao agredir um repórter da Rede Globo, após a partida em Samara. O jornalista André Gallindo sofreu uma agressão por parte de dois torcedores brasileiros, no dia 2 de julho. O profissional foi empurrado e ainda levou um banho de cerveja enquanto trabalhava.

Veja também:

20 Curiosidades da Copa do Mundo na Rússia 2018 que todo fã de futebol deve conhecer

Como é ser mulher na Rússia?

Curiosidades da Rússia

Você tem Xenofobia?

Sobre o Autor