Cotidiano

Quais são as principais propostas de campanha dos presidenciáveis do Brasil em 2018?

Saiba o que consta no plano de governo de cada um dos presidenciáveis em 2018!

As eleições 2018 trouxeram vários candidatos com propostas bem características para governar o Brasil. Cada um dos postulantes ao cargo de presidente se destaca por algumas posturas e propostas marcantes e específicas.

Alguns apresentam apenas linhas gerais sobre planos para economia, reforma da previdência, reforma tributária, saúde, entre outros temas importantes para a população e para o país.

Vamos apresentar abaixo as principais propostas dos candidatos à presidência da República em 2018. Confira!

Jair Bolsonaro – PSL 17

Jair Bolsonaro - PSL
Número para votar em Jair Bolsonaro: 17

ANÚNCIOS

Jair Bolsonaro, em conjunto com o economista Paulo Guedes, defende a privatização de empresas estatais. Ainda no que se trata de economia, defende o imposto único federal.

Na área social, o candidato defende o programa Bolsa Família, mas acredita que deve haver uma fiscalização mais rigorosa sobre possíveis irregularidades.

Propostas:

ANÚNCIOS

Na área escolar, acredita que diretores militares podem melhorar a postura dos estudantes nas escolas. Na área da segurança, ele tem o plano de promover uma mudança no Estatuto do Desarmamento e defende que o acesso a armas poderia trazer benefícios para a sociedade, com a possibilidade de o cidadão de bem se defender da criminalidade.

João Amoêdo – Novo 30

João Amoêdo - Novo
Número para votar em João Amoêdo: 30

Defende o estado mínimo (retirada do excesso de poder imposto pelo governo aos cidadãos), visto a ineficiência do sistema de governança atual. Pretende reduzir a carga tributária, principalmente a que incide sobre o consumo.

No congresso, defende expor pessoalmente toda segunda-feira projetos de interesses da população, abrir para votação e tramitir via tv. Deste modo, ficaria transparente e evidente o compromentimendo dos parlamentares quanto aos interesses do Brasil.

Acredita que a privatização de empresas como Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil pode ser uma boa solução para o país.

Defende o programa Bolsa Família, acredita que a reforma da Previdência é necessária para que os aposentados recebam seus benefícios de forma viável.

Assista:

Na área trabalhista, acredita que a reforma aprovada pelo governo Michel Temer deve ser aprimorada. Acredita que os cidadãos devam ter o direito de portar arma e, por isso, pretende propor a revisão do Estatuto do Desarmamento.

Veja também:

Por que a lei no Brasil não é aplicada da mesma forma para ricos e para pobres?

Curiosidades sobre o Bolsa Família

Curiosidades sobre o Brasil

Curiosidades sobre o Parlamento Brasileiro

Marina Silva – REDE 18

Marina Silva - REDE
Número para votar em Marina Silva: 18

A candidata é contra a política de privatizações, em especial de empresas como Petrobras e Caixa Econômica Federal. Acredita na expansão do Bolsa Família, defende uma política ambiental mais austera, baseada na sustentabilidade.

Acredita em uma Reforma Trabalhista que seja diferente da aprovada pelo governo Michel Temer. Defende mais investimentos em programas sociais e educação para reduzir os índices de criminalidade e os indicadores de violência.

Assista:

Para ela, a PEC dos Gastos deve ser revogada, pois uma lei orçamentária é suficiente para controlar os gastos públicos. Na área econômica, defende menos impostos para os mais pobres.

Geraldo Alckmin – PSDB 45

Geraldo Alckmin - PSDB
Número para votar em Geraldo Alckmin: 45

É a favor da privatização, porém não defende a venda de empresas importantes, entre elas Petrobras e Banco do Brasil. É favorável à ampliação do programa Bolsa Família.

Defende a reforma da previdência com a inclusão de um regime de capitalização, porém com um teto de aposentadoria para todos os cidadãos, acabando com os privilégios. Quem quiser ter uma aposentadoria maior, terá que pagar à parte.

Acredita que a criação de uma Guarda Nacional pode auxiliar na segurança pública, defende que os cidadãos que vivem em áreas rurais possam portar arma de fogo e é a favor da criação de novos mecanismos de inteligência para combater o crime organizado.

Assista:

Pretende reformular a PEC dos Gastos. Na área econômica, quer atrair investidores estrangeiros para o Brasil e defende mais impostos sobre os mais ricos.

Ciro Gomes – PDT 12

Ciro Gomes - PDT
Número para votar em Ciro Gomes: 12

É contra a política de privatizações, em especial de empresas estratégicas, como Petrobras. Também é contra a venda da Embraer à Boeing. Acredita que o Bolsa Família deve ser ampliado, porém com uma porta de saída, para que os cidadãos não se tornem dependentes do benefício para sempre.

Para a previdência, defende uma proposta diferente, de capitalização, onde cada trabalhador será responsável por acumular um volume de dinheiro que, futuramente, corresponderá à sua própria aposentadoria. Atualmente, as pessoas em atividade pagam pela aposentadoria dos inativos, algo que, segundo o candidato, não se sustenta mais.

Pretende revogar a Reforma Trabalhista aprovada pelo governo de Michel Temer. Na área da segurança, quer fazer a integração das polícias e acredita que é preciso investir em mecanismos de inteligência para desarticular facções criminosas e quadrilhas.

Assista:

Pretende revogar a PEC dos Gastos, acredita que imposto sobre herança deve aumentar para as pessoas mais ricas, defende a redução do rentismo e mais impostos sobre lucro de acionistas.

Fernando Haddad – PT 13

Fernando Haddad - PT
Número para votar em Fernando Haddad: 13

Tem como principal cabo eleitoral o ex-presidente Lula, preso em Curitiba em decorrência da Operação Lava Jato. Acredita que empresas públicas estratégicas não devem ser privatizadas, como a Petrobras.

Defende ampliar programas sociais que se tornaram marca do PT, como Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. Pretende estimular a economia com linha de crédito para os consumidores de baixa renda.

Acredita que o incentivo ao mercado de trabalho formal pode solucionar o déficit na Previdência. Sobre a Reforma Trabalhista, acredita que o Estatuto do Trabalho pode ajudar a escolher um caminho de negociação e de acordo com cada classe de trabalhadores, com o suporte dos sindicatos de cada categoria.

Um pouco do Fernando Haddad:

É contra o porte de armas para o cidadão comum, acredita que a violência se combate através de políticas sociais. É contra a medida que congelou os investimentos no Brasil pelos próximos 20 anos, conhecida como a PEC dos Gastos.

Sobre o Autor