CuriosidadeMundo BizarroQual é a função de um vereador?

Qual é a função de um vereador?

Img Mobile - Qual é a função de um vereador?

O vereador é um agente político eleito através de eleições diretas e integra o poder legislativo municipal, ou seja, entre outras atribuições, é o responsável pela elaboração das leis de uma determinada cidade.

Dentro do sistema representativo o vereador é aquele que se encontra mais próximo do eleitor e conhece a fundo suas necessidades mais urgentes. Na teoria, devem representar os interesses da coletividade.

São os vereadores quem elaboram, discutem e votam leis importantes para promover benfeitorias, obras e serviços para o município. Além disso, fiscalizam as ações tomadas pelo poder executivo (prefeito) e garantem que as promessas feitas durante a campanha sejam cumpridas e que a verba seja aplicada de forma correta e condizente com as necessidades da população.

A ocupação de um cargo de vereador deve obedecer às regras estabelecidas pelo quociente eleitoral, que é o produto da divisão do número de votos válidos (todos os votos contabilizados fora brancos e nulos) pelo total de lugares a preencher em cada câmara municipal. Por isso o número de votos atingidos por um partido, irá definir quantas cadeiras poderão ser ocupadas.

Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos que tiveram mais votos. Por isso, é preciso pensar bem antes de optar por votar em candidatos fracos como forma de protesto, pois seu voto pode garantir a candidatura de outro vereador em razão do quociente eleitoral.



+ Sobre essa Curiosidade: Corrupção Propina Política Brasileira
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Veja também

  • Curiosidades sobre o Chile
  • Qual clima e hemisfério é mais saudável para o ser humano?
  • Por que após escovar os dentes dá sede?
  • Curiosidades da Nova Zelândia
  • Comer terra ou barro faz mal?
  • Sinais de que você está tendo um ataque de pânico
  • Top 10 lutas épicas do UFC
  • Top 10 Atores indianos mais bem pagos da história

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.