CuriosidadeCiênciasQual é o estado físico do vidro?

Qual é o estado físico do vidro?

Img Mobile - Qual é o estado físico do vidro?

A constituição física do vidro está exatamente entre o sólido e o líquido, por isso os cientistas classificam o vidro como um sólido amorfo, ou seja, um sólido que não apresenta uma estrutura atômica definida.

A organização das moléculas é a principal característica que distingue os sólidos amorfos dos sólidos regulares. Em uma barra de aço, por exemplo, as moléculas se dispõem de forma ordenada e coesa, já no vidro as moléculas encontram-se desordenadas e distantes entre si.

Essa estrutura é muito próxima da estrutura observada em estados líquidos, porém não possui uma série de propriedades típicas, entre elas, a de tomar a forma de um recipiente quando derramada em seu interior, pois nos líquidos as moléculas movimentam-se com maior liberdade.

O plástico e o algodão-doce encontram-se na mesma categoria do vidro.

Materiais amorfos normalmente são obtidos a partir do resfriamento instantâneo de materiais superaquecidos. É o resfriamento que reduz a capacidade de mobilidade das moléculas, colocando o material em um ponto de equilíbrio entre o sólido e o líquido.

Não podemos classificar o vidro como um material em estado sólido porque suas moléculas não estão completamente unidas de modo a formar uma estrutura rígida. Os materiais amorfos possuem propriedades específicas, por exemplo, a fácil magnetização promovida pela aleatoriedade dos átomos.



+ Sobre essa Curiosidade: Vidro Átomo

O site dos curiosos.

Veja também

  • Bóson de Higgs, a partícula de Deus foi encontrada
  • Salários de políticos em 2015
  • O Enigma da Antimatéria de Dan Brown (Filme Anjos e Demonios)
  • Guerra de Troia na Mitologia
  • FAB Passará a Documentar Oficialmente Avistamentos de Ovnis no Brasil
  • Luz brilhante no céu de Canberra foi classificada como UFO
  • Aparição fantasmagórica é registrada
  • O motivo de algumas pessoas espirrarem ao olharem para o sol

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.