Ciências

Qual o ser vivo mais velho que se tem notícia?

Pesquisas revelam que modo de reprodução por “clonagem natural”  pode ser o segredo para a perpetuação de uma espécie, mas que sua existência pode ser ameaçada por questões climáticas.

Uma rigorosa pesquisa científica desenvolvida entre os anos de 2005 e 2009, culminou na constatação de que o organismo vivo mais antigo do planeta Terra habita as águas do mar Mediterrâneo.

Uma equipe de pesquisadores descobriu através da análise apurada de dados coletados ao longo de 4 anos que uma espécie de grama oceânica pode ter 100 mil anos de idade ou mais. A espécie é conhecida como Posidonia Oceanic.

A descoberta foi anunciada através de um artigo científico publicado em 2012 na revista Public Library of Science One.

O segredo de sua longevidade provavelmente está  relacionado à sua forma assexuada de reprodução. Estudiosos afirmam que ao gerar clones de si mesma a grama marinha garante sua integridade genética por milhares de gerações.

ANÚNCIOS

Contudo, apesar de a Posidonia Oceanic ter resistido bravamente por 100 mil anos nas profundezas do mar Mediterrâneo, sua existência pode estar comprometida pelas variações climáticas e aquecimento global que afetam o planeta Terra com uma intensidade cada vez mais preocupante.

Sobre o Autor