CuriosidadeHistóricasQuem é Ötzi - Múmia do Similaun?

Quem é Ötzi - Múmia do Similaun?

Img Mobile - Quem é Ötzi - Múmia do Similaun?

Uma curiosa múmia vem chamando a atenção do mundo há alguns anos. Ötzi, também conhecida como Múmia do Similaun, tem uma idade estimada de 5300 anos. Essa é a múmia mais velha do continente europeu e passou a ser chamada de Homem do Gelo do Neolítico.

O corpo foi encontrado perfeitamente conservado. Trata-se de uma múmia masculina, que foi achada em um glaciar dos alpes italianos por um casal de alpinistas. Pesquisas indicaram que o Homem do Gelo possui 19 familiares genéticos na Áustria.

Os restos mortais estavam enterrados em uma área de gelo. Ao seu lado, os pesquisadores encontraram aproximadamente 75 espécies de briófitas, que são musgos ou plantas bastante pequenas. Essas espécies podem ser a chave para que os cientistas descubram o que causou a morte do Homem do Gelo.

Ötzi é um exemplar humano de 5300 anos. Ele foi encontrado congelado a 3.200 metros acima do nível do mar, na chamada região dos Alpes Italianos. A descoberta da múmia ocorreu em 1991. Junto ao corpo, os pesquisadores também encontraram roupas rudimentares, equipamentos e um conjunto de plantas e fungos. Tudo foi objeto de estudo dos cientistas.

Mumia do Similaun ainda na geleira
A descoberta da múmia Ötzi - 19 de setembro de 1991. Crédito da foto: Helmut Simon / Wikipedia

Uma pesquisa detalhada publicada na Plos One por James Dickson, cientista da Universidade de Glasgow, no Reino Unido; e por pesquisadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria, identificou alguns tipos de musgos e plantas hepáticas que ficaram conservados junto com o corpo do Homem do Gelo.

Os pesquisadores confirmaram que, atualmente, o local onde o corpo foi encontrado possui 23 espécies de briófitas, mas no passado o número era maior. Os cientistas conseguiram identificar milhares de fragmentos dessas espécies no gelo e afirmaram que esse é o único lugar de elevada altitude na Terra onde foi constatada a presença de briófitas preservadas por milhares de anos. Essa foi uma grande novidade encontrada em áreas preservadas de sítios arqueológicos.

Mumia do Similaun
Crédito da foto: Facebook/OetziTheIceman / © South Tyrol Museum of Archaeology

Por meio desses fragmentos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o Homem do Gelo percorreu um longo caminho para chegar ao local onde morreu, visto que muitas espécies encontradas ao seu lado não eram típicas daquela região.

Além disso, os cientistas também comprovaram que a comunidade de briófitas que existia nos Alpes há cerca de 5.000 anos era bastante semelhante à atual. Os estudos serviram ainda para consolidar a teoria de que o Homem do Gelo era originário de um vale na região de Schnalstal, uma comuna italiana que fica no Trentino-Alto Ádige. O homem teria subido por uma rota até a área dos alpes onde veio a falecer.

Crédito das fotos da capa: Facebook/OetziTheIceman / © South Tyrol Museum of Archaeology


Veja também: Qual é a múmia mais antiga da história humana?



+ Sobre essa Curiosidade: Era do Gelo Múmia Arqueologia

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como ter cidadania de outro país e como pedir asilo?
  • Chegamos aos 7 bilhões de humanos
  • Homens que causam menopausa em mulheres
  • Top 10 descobertas científicas de todos os tempos
  • Quais são os celulares mais vendidos no Brasil em 2019?
  • Curiosidade sobre a formação da Neve
  • Curiosidades sobre o Parlamento Brasileiro
  • O Tamanho do Universo

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.