CuriosidadeHistóricasOrigem do Carnaval

Origem do Carnaval

Img Mobile - Origem do Carnaval

O carnaval é a maior e mais adorada festa popular brasileira. Conhecido no mundo inteiro por seus desfiles em São Paulo e Rio de Janeiro e pelos blocos e trios elétricos no nordeste, o carnaval é realmente uma unanimidade entre os brasileiros.

O que muita gente não sabe é que a história do carnaval é longa e cheia de curiosidades.



O carnaval é uma festa que traz características e heranças de celebrações muito antigas, festas e ritos realizados na Antiguidade por egípcios, hebreus, gregos e romanos. O carnaval da antiguidade era marcado por festejos pagãos, usados para comemorar colheitas e adorar a diversos deuses.

Acredita-se que as raízes do Carnaval moderno estejam relacionadas às celebrações saturnais, que aconteciam em Roma para exaltar Saturno, considerado o deus da agricultura. Essa festa já contava com homens e mulheres nus, que desfilavam em carros chamados “carrum navalis”, que tinham o formato de navios. A origem da palavra carnaval também pode estar relacionada a esta comemoração.


Idade Média



Na Idade Média, muitas das antigas festividades pagãs passaram a fazer parte da Igreja Católica. A partir daí, o carnaval começou a ter uma relação muito próxima com a religião e com os cristãos.

No Brasil, o carnaval ainda é uma festa popular marcada pela mistura de etnias e crenças. Apesar de ser uma celebração consagrada no país, agora sabemos que o carnaval não é uma festa criada no Brasil. Contudo, o evento já se tornou patrimônio cultura nacional.

A palavra carnaval vem do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”. Dentro do catolicismo, a palavra tem relação com o jejum realizado na quaresma, quando os católicos deixam de comer carne.

Significado de Carnaval

Sejam quais forem as origens reais da festa, o importante mesmo é que no Brasil o carnaval é um momento dedicado à alegria e diversão.



O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Perfluorocarbono: o líquido respirável, onde ninguém se afoga
  • Os espíritos da casa de Borley
  • Água Oxigenada
  • Qual o efeito no cérebro de uma paixão?
  • Números Triangulares
  • Onde termina a muralha da China?
  • Recesso Branco
  • Os benefícios do parto normal para as mulheres

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.