CuriosidadeCiênciasSaiba como é feita a previsão do tempo

Saiba como é feita a previsão do tempo

Img Mobile - Saiba como é feita a previsão do tempo

Prever o tempo dá trabalho. Muito trabalho. E mesmo assim quantas vezes a previsão do tempo não erra em seu resultado? Para isso temos que entender como é feita a previsão do tempo, uma informação que faz parte do cotidiano de todo o mundo.

Os meteorologistas precisam ficar atentos às condições climáticas e variáveis meteorológicas para conseguir prever o tempo. Esse trabalho pode levar em média 3 horas.

As principais variáveis meteorológicas são temperatura, pressão atmosférica, direção e intensidade dos ventos, umidade do ar e chuva. No Brasil, o diagnóstico da previsão do tempo começa com a coleta dos dados atuais dessas variáveis em diversas estações meteorológicas espalhadas pelo país. A partir de então, é possível fazer uma avaliação do estado geral atmosférico e dos fenômenos que estão atuando no momento, como ciclones ou frentes frias, por exemplo. Esse diagnóstico, no Cptec-Inpe, é feito quatro vezes por dia.

Os dados coletados pelas estações meteorológicas são reunidos em um relatório do tempo, no qual também contém um almanaque com mapas que relatam os sistemas meteorológicos que atuam na atmosfera. Isso auxilia para que os meteorologistas consigam prever o tempo para os próximos dias.

Além desse relatório, as variáveis coletadas são aplicadas a equações matemáticas e físicas em computadores específicos para esses cálculos. Os supercomputadores já simulam o que deve acontecer nos próximos dias. A solução de diversas equações complexas seria a “previsão do tempo”. Mesmo de se tratar de cálculos (ciências exatas), o resultado na prática pode variar por que a natureza é surpreendente.


Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License



Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Luz brilhante no céu de Canberra foi classificada como UFO
  • Quais os imãs mais fortes da Terra?
  • Slender Man
  • Dorsal Meso-Atlântica
  • Você tem distimia?
  • Curiosidade sobre a Escala Celsius
  • Conheça os mistérios da empresa que pretende levar seres humanos ao espaço em 2018
  • Qual é a origem do uso de unhas compridas e pintadas?

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.