CuriosidadeCiênciasSaiba como é feita a previsão do tempo

Saiba como é feita a previsão do tempo

Img Mobile - Saiba como é feita a previsão do tempo

Prever o tempo dá trabalho. Muito trabalho. E mesmo assim quantas vezes a previsão do tempo não erra em seu resultado? Para isso temos que entender como é feita a previsão do tempo, uma informação que faz parte do cotidiano de todo o mundo.

Os meteorologistas precisam ficar atentos às condições climáticas e variáveis meteorológicas para conseguir prever o tempo. Esse trabalho pode levar em média 3 horas.

As principais variáveis meteorológicas são temperatura, pressão atmosférica, direção e intensidade dos ventos, umidade do ar e chuva. No Brasil, o diagnóstico da previsão do tempo começa com a coleta dos dados atuais dessas variáveis em diversas estações meteorológicas espalhadas pelo país. A partir de então, é possível fazer uma avaliação do estado geral atmosférico e dos fenômenos que estão atuando no momento, como ciclones ou frentes frias, por exemplo. Esse diagnóstico, no Cptec-Inpe, é feito quatro vezes por dia.

Os dados coletados pelas estações meteorológicas são reunidos em um relatório do tempo, no qual também contém um almanaque com mapas que relatam os sistemas meteorológicos que atuam na atmosfera. Isso auxilia para que os meteorologistas consigam prever o tempo para os próximos dias.

Além desse relatório, as variáveis coletadas são aplicadas a equações matemáticas e físicas em computadores específicos para esses cálculos. Os supercomputadores já simulam o que deve acontecer nos próximos dias. A solução de diversas equações complexas seria a “previsão do tempo”. Mesmo de se tratar de cálculos (ciências exatas), o resultado na prática pode variar por que a natureza é surpreendente.


Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License



O site dos curiosos.

Veja também

  • Curiosidades sobre as Filipinas
  • Fumar ou comer ovo faz o mesmo mal à saúde?
  • Sobre o Celular Samsung Galaxy S4
  • Top 15 nomes de cidades mais bizarras do Mundo
  • Por que morremos?
  • Razões pelo qual pessoas nasceram canhotas ou destras
  • Luz e Internet pela Mesma Fiação
  • A História da Microsoft

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.