CuriosidadeLendas UrbanasSanta Companha: Conheça a terrível lenda galega

Santa Companha: Conheça a terrível lenda galega

Img Mobile - Santa Companha: Conheça a terrível lenda galega

Entre as muitas lendas e mitos que percorrem o mundo, provavelmente a Santa Compaña é uma das mais terríveis e famosas.

Mas qual é a sua história?



Ao longo dos séculos essa lenda tem aterrorizado crianças e comerciantes que percorrem as estradas da noite galega. O motivo? Uma Procissão de Almas que muitos consideram real, mas que com o passar do tempo se tornou um mito.

A Santa Compaña também é bastante famosa nas Astúrias, Espanha, terra fértil em lendas e que faz fronteira com a Galiza, Espanha. Este grupo é formado por uma fila de homens encapuzados que visitam futuros mortos. Com formas fantasmagóricas, suas histórias apavoraram até mesmo os mais corajosos do lugar por séculos.

Estamos falando de uma das lendas europeias mais enraizadas. Sua popularidade começa na Idade Média, um período fértil para os mitos dos mortos. Desde então, é conhecido por diferentes nomes, como Estadea, Huespeda, Genti de Muerti ou Compaña simplesmente.

Esse grupo consiste em pessoas mortas cujas almas vagam pelas estradas vestidas com roupas de exploradores ou túnicas. Sua aparição sempre foi sinônimo de uma tragédia vinda.

Santa Compana Espanha

A aparência da Santa Compaña, sinônimo de eventos desastrosos



A tradição deste grupo de almas que aterrorizam as noites galegas remonta aos séculos XI e XII, quando já são mencionados por alguns autores da época. Mesmo assim, foi dito que aqueles que tiveram a infelicidade de cruzar com homens encapuzados tinham uma boa chance de sofrer um futuro trágico.

Curiosamente, a Companhia Sagrada sempre vai ser liderada por um mortal que carrega uma cruz nas mãos. Atrás dele forma uma fila perfeita de almas cantando cânticos e orações. Todo homem morto leva uma vela ou um sino e começa sua marcha no meio da noite, entre a atmosfera de vento e neblina.

Em geral, o mortal que lidera o grupo é a pessoa que morrerá alguns dias depois. Normalmente, sua saúde piora ou ele sofre um acidente. No entanto, ele pode tentar cruzar a cruz que carrega para transmitir sua má sorte e salvar a si mesmo.

Se, por acaso, uma noite você se deparar com este Companheiro mortal, desenhe um círculo no chão e entre nele. Então, deite-se de bruços e reze. Segundo a tradição, esse é o caminho para escapar da influência dessas almas de mau agouro.



+ Sobre essa Curiosidade: Fantasma Morte
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 12 curiosidades sobre Harry Potter que você não sabia
  • 20 coisas que você não vai acreditar que enfiaram no ânus
  • Katsaridafobia
  • Quais os games mais vendidos no Brasil?
  • As moscas também sentem prazer ao praticar sexo
  • Qual foi o primeiro notebook da história da informática?
  • O Passado e o Futuro do Aquecimento Global e dos Ecossistemas Aquáticos
  • Curiosidades Incríveis sobre a Indonésia

Você Sabia?

A cadeira elétrica foi inventada por um dentista.