Ciências

Tiktokers estão ensinando a fraudar testes positivos para covid-19

O tik tok chegou para ficar, goste quem gostar. Assim como outras redes sociais, como twitter e instagram, o aplicativo conseguiu seu espaço e caiu nos gostos dos internautas. No entanto, um dado sobre o aplicativo acaba se destacando e explica um pouco das correntes que circulam por ali. Apesar de alcançar pessoas de todas as idades, não é mistério para ninguém que o app faz sucesso principalmente com adolescentes e jovens adultos.

Talvez isso ajude a explicar como alguns dos “virais” do app são tão… inexplicáveis. Por exemplo, agora se tornou uma “trend” vídeos que “ensinam” internautas a fraudarem falsos positivos em testes da covid-19. O vídeo foi publicado uma primeira vez e, logo depois, começou a ser reproduzido por outras dezenas de usuários.

O viral na realidade surgiu em função de outro viral. Há semanas, os usuários do tik tok tem bombardeado a plataforma com vídeos de tutorial, onde ensinam a fazer as mais variadas coisas – úteis e nem tão úteis assim.

O PROBLEMA POR TRÁS DA “BRINCADEIRA”

A “brincadeira” que vem sendo difundida no aplicativo é realmente séria e pode gerar problemas de grandes proporções. Todos os países tem feito contagem do número de casos e mortes, um primeiro problema óbvio em induzir um teste ao falso positivo é justamente levar a números falsos. Se um grande volume de pessoas falsifica os testes para que eles sejam positivos, os números oficiais vão retratar mais casos de covid-19 do que realmente deveriam.

PUBLICIDADE

Além disso, um problema maior, e talvez ainda mais sério, é que a “brincadeira” tem gerado dúvida sobre a eficácia do teste. No entanto, é importante dizer que as coisas não são exatamente assim. Um teste, como o da covid, é desenvolvido para reagir com uma matéria orgânica específica. Embora a eficácia do teste não seja de 100%, estas fraudes não servem para “provar” sua ineficácia.

Os kits de teste de fluxo lateral são fornecidos com uma solução específica para a transferência de materiais biológicos do swab para o teste. Este líquido é projetado especificamente para filtrar durante o teste e reagir com seus ingredientes para dar um resultado positivo, negativo ou inconclusivo. Usar qualquer outro líquido, portanto, tem o potencial de influenciar o resultado ao interromper a função normal do teste.

PUBLICIDADE

Embora certos líquidos sejam capazes de influenciar um resultado positivo no teste de fluxo lateral, eles não são tecnicamente um resultado falso positivo. Um falso positivo só se aplica quando as etapas corretas são seguidas para qualquer teste médico e o resultado positivo é posteriormente considerado falso. Ao usar soluções inadequadas no kit de teste lateral COVID, você efetivamente o quebra e, portanto, o resultado positivo é simplesmente um reflexo do uso impróprio do kit.

A PANDEMIA AINDA É REAL

O problema é que, depois que a insegurança é criada, é difícil voltar a recuperar a confiança das pessoas nos testes. Nesse sentido, a “brincadeira” é muito danosa e perigosa. Neste momento, o mais importante é respeitar a ciência e cada um fazer sua parte para combater a pandemia. Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia continua.

A esperança por um mundo livre da covid-19 é comum a todo mundo, mas ainda é necessário tomar os cuidados e respeitar a ciência. Os testes são fundamentais para o monitoramento da pandemia e o combate ao vírus, então não compartilhe técnicas para frauda-lo.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]