CuriosidadeCiênciasO Primeiro Vôo do Homem

O Primeiro Vôo do Homem

Img Mobile - O Primeiro Vôo do Homem
Img - O Primeiro Vôo do Homem




O Primeiro Vôo do Homem
França 23/10/1906 Terça-feira


o primeiro vôo Uma grande multidão se reunia em Bagatelle, na França, para assistir à façanha do brasileiro Santos Dumont ao conquistar o prêmio Archdeacon, quando o “14-bis”, depois de tomar embalo, percorreu os 100 metros exigidos, a 80 cm do solo.

A aeronave ergue-se a 50 metros e desenvolveu uma velocidade de 37 km/h.

Era a primeira vez que, diante de uma comissão oficialmente reconhecida, um aparelho mais pesado que o ar se elevava do solo e , tornava a descer, depois de cumprir um percurso determinado, sem recorrer a outros meios além de sua própria força motriz.

Estava inaugurada a era da aviação. Antes disso, em 1783, os franceses Pilâtre de Rozier e o Marquês d’Arlandes tornaram-se os primeiros homens a deixar a superfície terrestre, a bordo de um balão inflado com ar quente. Sobrevoaram Paris a 1000 metros de altitude durante 25 minutos. O balão que utilizaram precisava ficar ligado à terra por uma corda, pois não havia mecanismos de controle e o balão acompanhava a direção do vento.

Em 1898 – o brasileiro Alberto Santos Dumont instala um motor a gasolina em seu balão número 3, procurando solucionar o problema de dirigibilidade dos veículos “mais leves balão No.3 que o ar”. Em 1901, o mesmo Santos Dumont, equipa o seu balão número 6 com um motor de 16 HP e consegue contornar a Torre Eiffel em Paris, retornando ao ponto de partida. Estava assim demonstrada a dirigibilidade dos balões. Em 1903, os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright conseguem ergue-se do solo em um aparelho mais pesado que o ar. O vôo não durou senão 12 segundos, a uma velocidade de 15 km/h. Em 1908, Santos Dumont constrói o “Demoiselle”, cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas que se seguiram. O aparelho atingia 90 km/h. Em 1909, o francês Louis Blériot, em corajosa façanha, atravessa ao Canal da Mancha, com um aparelho que ele próprio construíra. A viagem demorou 37 minutos a uma velocidade de 58 km/h.

Em 1910, o engenheiro francês, Henri Fabre, constrói o primeiro hidravião, com flutuadores que lhe permitem amerissar e levantar vôo na água. De 1914 a 1918 o avião passa a ser utilizado como arma de guerra. A princípio, apenas como observação do inimigo e depois para ataque às tropas inimigas e bombardeio. Em 1919, o alemão Junkers constrói o primeiro modelo para transporte comercial, com asas totalmente metálicas. Nesse mesmo ano, inauguram-se em todo o mundo algumas linhas aéreas regulares. Em 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral cruzam pela primeira vez o Atlântico Sul.


Fonte:
http://faustomoraesjr.sites.uol.com.br/voo.htm





Img - O Primeiro Vôo do Homem
+ Sobre essa Curiosidade: Alberto Santos Dumont Henri Fabre Avião Nave
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Peixes Morrem de Barriga para Cima
  • Cientistas estudam esqueletos de gigantes encontrados no Equador e no Peru
  • Modelo de Buraco Negro em 5 dimensões poderia quebrar teoria da relatividade
  • A penicilina e o perigo das super bactérias
  • Pesquisa mostra que crianças copiam os hábitos alimentares de seus pais
  • Top 10 lutas mais populares no mundo
  • Top 10 países que mais poluem o mundo
  • Em 100 anos o Sol irá entrar numa nuvem interestelar muito quente

Você Sabia?

Nenhum ser humano consegue se matar prendendo a respiração.