CuriosidadeMundo BizarroRecesso Branco

Recesso Branco

Img Mobile - Recesso Branco
Img - Recesso Branco




O Recesso Branco é um período de folga concedido aos senadores brasileiros. Apesar de não ser regulamentado por lei, os dias de descanso são garantidos aos políticos todos os anos.

Durante o recesso branco os senadores continuam recebendo seus salários de R$ 33 mil, sem qualquer tipo de desconto. Nos dias de folga os políticos não são obrigados a comparecerem ao plenário para votar projetos.

O período de recesso branco acontece sempre no mês de julho, normalmente entre os dias 18 e 31. Durante esse tempo, os políticos não precisam bater ponto e nem justificar a ausência durante as votações.


O recesso branco vai contra a Constituição, mas, ainda assim, é adotado por grande parte dos parlamentares. Segundo especialistas em política, os dias de férias estão no regimento das Casas de Lei do Brasil. Ainda de acordo com o regimento interno, quando não existe votação em plenário, a presença do parlamentar não é obrigatória.

Estes dias de folga para os senadores custam R$ 2,3 milhões aos cofres públicos. Mesmo sem precisar trabalhar no recesso branco, os políticos não têm os dias descontados.

Para os cientistas políticos, durante o recesso branco os senadores deveriam permanecer no exercício de suas funções, realizando a apresentação de projetos e discursos. Os dias de férias de julho custam muito dinheiro aos cidadãos brasileiros e, por isso, o recesso branco é considerado uma verdadeira afronta à população e aos trabalhadores que pagam em dia seus impostos.





Img - Recesso Branco
+ Sobre essa Curiosidade: Política
Comentários:

Curiosidades Relevantes