CuriosidadeMundo Bizarro15 Curiosidades sobre a Mauritânia

15 Curiosidades sobre a Mauritânia

Img Mobile - 15 Curiosidades sobre a Mauritânia

Localizada no norte da costa oeste africana, a Mauritânia representa o ponto de união entre dois mundos absolutamente diferentes. Confira!

Com uma extensão de 1.030.700 km², o território da Mauritânia mostra um mosaico variado de paisagens, quase irreais, que vão desde o deserto e seus oásis, a florestas e acácias.

Quase toda a Mauritânia é ocupada pelo deserto do Saara, e seu clima é extremamente seco, agravado pelas secas das últimas décadas. A população está concentrada na zona litorânea; especialmente, em Nouakchott, capital do país e Nouadhibou.


15 curiosidades sobre Mauritânia



1. O nome oficial do país é República Islâmica da Mauritânia.

2. A palavra Mauritânia vem da antiga região que corresponde à costa mediterrânea do Marrocos, Argélia e ilhas Celta.

3. A Mauritânia fazia parte da colônia francesa da África Ocidental até 1960.

4. A capital Nouakchott é de longe a mais populosa, com quase 1 milhão de habitantes. Aproximadamente 40% dos mauritanos são mestiços (mistura entre mouros e negros), 30% são de origem moura (população típica do norte da África) e 30% são negros. Quase 100% da população é muçulmana sunita.

5. A moeda mauritana se chama Ouguiya, que incrivelmente, não é baseada no sistema decimal.

6. Assim como em muitos países da África, os homens da Mauritânia preferem mulheres mais gordinhas. A busca pelo “padrão obeso” é tão obsessiva que leva algumas mulheres a tomarem remédios para engordar e se tornarem “atraentes”.

7. Existe na Mauritânia uma formação geológica muito peculiar, chamada de Estrutura de Richat. O curioso é que ela só pode ser avistada em sua totalidade no espaço.

Estrutura de Richat

Leia: Poderia a Estrutura de Richat ser Atlântida?

8. Se for visitar o país, é aconselhável levar roupas leves e sapatos confortáveis, assim como óculos de sol e chapéus. As noites no inverno são frias, por isso é uma boa ideia incluir algumas roupas quentes.

9. A Mauritânia é um país muçulmano, então as sextas-feiras e feriados islâmicos são festivos. Escritórios do governo, bancos e lojas fecham todas as sextas e feriados.

10. O clima é tipicamente desértico no interior, moderando-se na proximidade da costa e do sul do país, com altas temperaturas e sempre muito pouca chuva, que diminuem de sul a norte.

11. Da cultura islâmica, os mauritanos são hospitaleiros, ligados aos seus costumes, por isso devemos sempre respeitar suas tradições.

12. A Mauritânia apresenta as características de um país subdesenvolvido, baseando sua economia em pecuária, agricultura, pesca e mineração. Apenas 0,2% da superfície do país é cultivada. Especial atenção é dada à mineração de ferro de F'Dérick e Zouérate e cobre de Akjoujt. Na agricultura, produz basicamente milheto, milho, sorgo, tâmaras e também as exportações de goma arábica.

13. Desde 1991, a língua oficial do país é o árabe, embora o "Hassanya", um dialeto de origem árabe, seja normalmente usado. O francês é a segunda língua, não é incomum em Nouadhibou falar um pouco de espanhol.

14. Os pratos mauritanos incluem arroz, carne de cordeiro, camelo, peixe, cuscuz, manteiga de cabra, além de pratos marroquinos senegaleses cozidos.

15. A população da Mauritânia é de 2.171.000 habitantes, um dos países com menor densidade populacional do mundo (apenas 2 habitantes por km²).


Veja também:

Curiosidades da Argélia

Curiosidades sobre o Marrocos



+ Sobre essa Curiosidade: África Turismo

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais os pioneiros no mundo a praticar musculação?
  • Templo de Diana | Maravilha do Mundo
  • Quantas pessoas no Brasil ganham bolsa família?
  • Curiosidades sobre Orlando
  • Todos os rios vão para o mar?
  • Homem é multado por dirigir a 880 km/h em carro 1.0
  • A curiosa amnésia retrógrada
  • Este é o Sudoku mais difícil do mundo

Você Sabia?

Nenhum ser humano consegue se matar prendendo a respiração.