CuriosidadeMundo Bizarro9 Rituais funerários estranhos

9 Rituais funerários estranhos

Img Mobile - 9 Rituais funerários estranhos

A cultura de cada país é diferente, e isso fica muito evidente quando comparamos tradições e hábitos. O modo de viver, a religião, as crenças e os valores se alteram de nação para nação, e isso pode ser visto até mesmo nos rituais funerários.

Alguns países têm uma verdadeira veneração pela morte e celebram costumes, tradições e mitos sobre este momento. Enquanto em muitos países a morte é um momento de dor e luto, em outros ela é uma importante oportunidade de celebração.


Conheça alguns rituais funerários bastante estranhos praticados pelo mundo!



1. Endocanibalismo


Endocanibalismo, Yanomami

Na Amazônia da Venezuela e do Brasil, a tribo dos Yanomami come os cadáveres de seus mortos. Depois de um ano, eles realizam um ritual espiritual para honrar a família dos mortos.


2. Aluk


Aluk, Indonésia

Um grupo étnico da Indonésia, chamado de Toraja, acredita que a alma deixa o corpo quando uma pessoa morre. Por isso, a pessoa falecida é mantida em casa durante meses e tratada como uma pessoa doente. Só mais tarde, a família faz o enterro, depois de realizar um desfile com o morto pelas ruas da cidade.


3. Devorados


Budista do Tibete funeral

Os budistas do Tibete não acreditam na ressurreição, mas sim na reencarnação. Quando uma pessoa morre, o corpo não é enterrado. Ao contrário, ele é jogado aos abutres para ser comido.

Imagens fortes, não recomendado para pessoas sensíveis:



4. Amputações de falanges


Amputações de falanges

Na Nova Guiné, um grupo étnico coloca adornos no pescoço do falecido. O colar é feito com o cabelo e as falanges dos dedos dos membros da família. Este é um sinal de dor e perda de um ente querido.


5. Atividade preferida


O Morto da Moto

Em Porto Rico, para honrar a memória dos mortos, algumas famílias colocam os corpos dos falecidos em posições que se assemelham às suas atividades preferidas em vida.

Leia também: O Morto da Moto


6. Bebês enterrados em árvores


Bebês enterrados em árvores

Na região montanhosa de Celebes, quando um bebê morre antes que seu primeiro dente nasça, ele é enterrado em uma árvore. A família espera até que o corpo do bebê se decomponha e seja absorvido pela árvore. Eles acreditam que, assim, a criança faz a jornada de sua alma até o céu por meio do tronco da árvore.


7. Choro no velório


Choro no velório

Em Taiwan é comum pagar mulheres que fingem ser muito próximas do falecido. Elas são pagas para chorar no velório.


8. Retorno da Morte


Retorno da Morte

O ritual chamado de "o retorno da morte" é uma tradição funeral da etnia Malagasi em Madagascar. O rito diz que é preciso visitar os corpos dos mortos depois de sete anos e fazer uma procissão com música, comida e dança ao redor do túmulo.


9. Caixões suspensos


Caixões suspensos

Alguns grupos étnicos na Indonésia, nas Filipinas e na China, colocam os caixões em falésias quando uma pessoa morre. Eles acreditam que o corpo suspenso no topo de uma montanha deixa o morto mais próximo do céu.


Veja também:

Ressuscitação de Moça Morta Há Sete Dias



+ Sobre essa Curiosidade: Morte Ritual

O site dos curiosos.

Veja também

  • Saiba como os mosquitos escolhem as pessoas que vão picar
  • Plantas usam física quântica para sobreviver
  • Quem inventou o primeiro satélite?
  • O Primeiro Disco Voador
  • Transformar Urina em Ouro
  • Top 10 fatos curiosos sobre os sons
  • Apocalipse - O último livro da Bíblia (Vídeo 1 de 5)
  • Mitos sobre Estrias

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.