CuriosidadeMundo BizarroO Mórbido Turismo de Beichuan Qiang, China

O Mórbido Turismo de Beichuan Qiang, China

Img Mobile - O Mórbido Turismo de Beichuan Qiang, China

Você visitaria uma cidade que permanece intacta desde o evento catastrófico que destruiu 80% dos prédios da cidade e tirou a vida de aproximadamente 23 mil pessoas? Beichuan, é um desses locais. Confira!

Os lugares onde as desgraças ocorreram parecem exercer uma atração estranha em muitas pessoas. Atualmente na China há um lugar que se posiciona como polo de atração turística: Beichuan, a cidade fantasma devastada por um terremoto. Você visitaria?

Veja no mapa

Em 12 de maio de 2018 completou 10 anos do terremoto que devastou a região de Sichuan. Todos os anos por volta de 2 milhões de pessoas visitam as ruínas de Beichuan Qiang. A cidade mais danificada pelo terremoto de 12/05/2008, permanece intacta após o terremoto, acredita-se que 80% dos prédios deste local desabaram.

Predio em ruinas

Destroços de habitações

Edificações destruidas

Nesta pequena cidade, os restos mortais de 3.000 pessoas mortas no terremoto foram enterrados em uma vala nos arredores, mas estima-se que cerca de 20.000 corpos ainda estejam enterrados sob as ruínas. O governo chinês decidiu não reconstruir a cidade e fundou a 30 km, uma nova cidade chamada de "Nuevo Beichuan" e para a qual a maioria dos sobreviventes foi morar. Também em 2013, quando se passaram 5 anos após o fatídico terremoto, um monumento e um museu foram inaugurados em memória dos falecidos, na cidade de Qushan, pertencente ao município de Beichuan Qiang.

Ruinas de vários prédios de Beichuan

Veículos prensados devido a queda do prédio

Cerca de 200 pessoas, a maioria residentes antigos desta cidade, atuam como guias de turismo para os milhares de turistas que viajam para visitar os restos da pequena cidade. Este turismo tornou-se uma fonte de renda vital para esta área atingida economicamente, de modo que a cidade de Beichuan investiu mais de 2,5 milhões de euros na conservação dos restos de edifícios.

Com que finalidade tantos turistas fazem essa peregrinação? Alguns dizem que é para homenagear as quase 80.000 pessoas que perderam suas vidas na região após o terremoto e outros acreditam que é simplesmente algo mórbido, o que faz com que as pessoas se sintam melhor depois de visitar a cena de uma tragédia. Para muitos, a visita às ruínas da cidade convida à reflexão e apreciar as coisas que realmente importam.

Veja também:

Curiosidades sobre a China

O terremoto mais forte do século atinge o México



+ Sobre essa Curiosidade: China Terremoto
Comentários:

Curiosidades Relevantes