Como é feita a reciclagem de pneus no Brasil?

Como é feita a reciclagem de pneus no Brasil?
Por Juliana, Site de Curiosidades

Os pneus velhos estão na lista dos maiores inimigos do meio ambiente. Anualmente, são produzidos no Brasil cerca de 45 milhões de pneus e desde 1999, as indústrias são obrigadas a dar uma destinação correta aos produtos usados.

A reciclagem dos pneus é um processo trabalhoso, pois a borracha vulcanizada, principal matéria-prima do produto, apresenta alta resistência química e física. Assim, a reciclagem de pneus se torna complexa e cara para a indústria.

No entanto, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveu um processo chamado de desvulcanização da borracha para torná-la novamente matéria-prima, como combustível, óleo, graxa, plásticos, pneus novos, asfaltos de maior elasticidade e aditivos de outros polímeros.

Hoje, os pneus velhos também são reutilizados para a confecção de muros de arrimo e produtos artesanais. Algumas empresas ainda optam por utilizar os pneus como combustível alternativo.

A borracha reciclada possui características físicas inferiores, mas é importante para livrar o meio ambiente dos danos que o produto pode causar.