CuriosidadeMundo BizarroComo é feita a reciclagem de pneus no mundo?

Como é feita a reciclagem de pneus no mundo?

Img Mobile - Como é feita a reciclagem de pneus no mundo?

Pneus levam, em média, 80 anos para se decompor no meio ambiente. Por isso, são muitos os esforços mundiais para a reciclagem deste produto.

Os pneus, quando reciclados, podem ser utilizados na forma de combustível alternativo, na fabricação de solados de sapatos e tapetes para automóveis e até na fabricação de cimento para asfalto.

No mundo, quatro grandes fabricantes de pneus se uniram para garantir a reciclagem do material descartado. Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli fazem a coleta e encaminham o material para as empresas de transformação.

Hoje, são descartados aproximadamente 800 milhões de pneus por ano no mundo. Para tentar solucionar o problema, alguns países implantaram a recauchutagem de pneus, técnica que consiste em adicionar novas camadas de borracha aos pneus velhos.

Os Estados Unidos estão em primeiro lugar no mundo na recauchutagem de pneus.

A reciclagem de pneus é levada a sério por vários países. Assim, o investimento nesse setor é grande e os estrangeiros se destacam pela moderna gestão desse tipo de resíduo.

Pelo mundo, o processo de recuperação de pneus se dá, principalmente, pela separação da borracha vulcanizada de outros componentes, sendo que todos os resíduos recebem destinação ou são transformados, gerando lucro para as recicladoras e para as indústrias.

Nesse processo, os pneus são cortados em lascas e purificados, em seguida são moídos e submetidos à digestão em vapor d'água e produtos químicos. O produto final é refinado até se transformar em grânulos de borracha.



+ Sobre essa Curiosidade: Pneus Reciclagem Poluição

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Peixe fica gripado?
  • Cientistas descobrem por que as viagens espaciais podem cegar os astronautas
  • O aquecimento global será irreversível?
  • Trailer - Efeito Borboleta
  • Curiosidades sobre as Abelhas
  • A real existência dos Illuminatis
  • Como proceder caso eu perca meu passaporte em outro país?
  • Por que momentos chatos nos dão sono?

Você Sabia?

É impossível lamber seu próprio cotovelo.