CuriosidadeMundo BizarroComo funcionam as eleições em outros países?

Como funcionam as eleições em outros países?

Img Mobile - Como funcionam as eleições em outros países?

Cada país tem uma forma diferente de eleger seus representantes. Países democráticos, como o Brasil, convocam eleições gerais onde todos os cidadãos são obrigados a votar. No entanto, mesmo entre os países democráticos, existem diferenças quanto aos métodos de contagem de votos e sistema representativo (presidencialismo, parlamentarismo e monarquia).

Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente não é eleito através do voto direto, mas sim por um colégio eleitoral, formado pelos delegados estaduais, esses sim eleitos pelo povo. Cada estado é responsável por seu próprio código eleitoral, o que causa bastante confusão na apuração final dos votos.

Já o Canadá pratica o sistema parlamentarista, onde não há divisão de poderes (executivos, legislativo e judiciário) e o voto é dado pelo povo a um partido que irá escolher seus representantes.

A Inglaterra, diferentemente dos exemplos anteriores, é adepta da monarquia parlamentarista, onde o Parlamento governa sob orientação do Monarca, em beneficio da população. O Parlamento é formado pela Câmara dos Comuns (eleitos) e pela Câmara dos Lordes (indicados).

Em países totalitaristas ou ditatoriais, como já foi o Brasil durante o regime militar, a população não possui direito ao voto. Os governantes assumem o poder e suprimem qualquer tipo de manifestação contrária ao seu governo.



+ Sobre essa Curiosidade: Política Brasileira Corrupção

O site dos curiosos.

Veja também

  • Razões pelo qual pessoas nasceram canhotas ou destras
  • Conheça o candelabro que permite o reúso quase infinito de uma vela
  • Perguntas Animais
  • Como Funciona a Fala
  • Quais foram os piores acidentes domésticos envolvendo panelas de pressão já noticiados?
  • Pimenta faz suar
  • As melhores frases motivacionais de todos os tempos
  • Estudo sugere que Buraco da Camada de Ozônio está se fechando

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.