Mundo Bizarro

Como vivem as pessoas em Oymyakon, Rússia? Um dos lugares mais gelados do planeta

Saiba como as pessoas vivem em Oymyakon, Rússia.

As condições extremas nas quais os habitantes de Oymyakon estão se desenvolvendo nos fazem enxergar este lugar, do qual pouco se comenta, como um berço de super humanos. Por que será? Basta imaginar como é viver o dia a dia com uma temperatura de -50 a -60 °C … é um desafio. Conheça esta aldeia localizada a nordeste da República de Sakha, a leste da Sibéria, na Rússia, com uma das temperaturas mais desafiadoras da Terra.

Como eles vivem em Oymyakon?

Oymyakon tem uma população de um pouco mais de 450 habitantes que relutam em fugir, apesar do inverno neste lugar ser um dos mais severos do mundo, especialmente durante os primeiros meses do ano. Em 1926, Oymyakon chegou a registar temperaturas abaixo de -70 °C e em 1933 os termômetros chegaram a marcar -68°C.

Vilarejo Oymyakon, Rússia

Casa em Oymyakon

ANÚNCIOS

Realizar atividades simples como ir ao banheiro é uma dificuldade para os moradores. O clima extremo faz com que os canos explodam em Oymyakón, por isso as famílias construíram banheiros externos que são basicamente latrinas escavadas na neve, cobertas com paredes de madeira nas quais o frio entra com facilidade.

Senhor com neve na cabeça e nos olhos

Senhoras em Oymyakon, Rússia

ANÚNCIOS

As ruas são geralmente desoladas, só ocasionalmente as pessoas podem ser vistas andando nas espessas camadas de gelo, exibindo os típicos cílios congelados da Sibéria. Seus corpos já foram perfeitamente adequados para o clima, no entanto preferem abrigar a maior parte do tempo em suas casas, dianteiros aquecidos da lareira ou ingerir bebidas conhecidas por suas propriedades para aliviar a frio (sim, falamos de vodka). A realidade é que eles odeiam as baixas temperaturas do Oymyakon.

Estrada deserta

Ter apenas cerca de 28 dias de sol não é exatamente apreciado pelas pessoas da cidade ou por qualquer pessoa. Mais ainda, as condições climáticas especiais de Oymyakón forçam os habitantes do lugar mais gelado do mundo a fazerem as coisas de um modo completamente diferente do resto dos humanos, o tempo todo. Como ter uma dieta baseada em carne congelada, por exemplo, porque cultivar nessas terras é impossível.

Viajar de carro é outro inconveniente de habitar em um lugar como Oymyakon, porque as baterias dos veículos param de funcionar quando as temperaturas são inferiores a -45ºC. Assim, embora a maioria tenha um carro com o qual eles podem fazer uma longa caminhada neste congelador gigantesco, os carros são mantidos protegidos com aquecimento até que as condições climáticas se tornem um pouco mais favoráveis ​​para poder levá-los à circulação sem arrisca-lo no meio do caminho.

Caminhão estrada cheia de neve

Curiosidade

Oymyakon, Verkhoyansk e Yakutsk, ambas cidades Russas, são as únicas cidades no mundo onde a amplitude térmica pode variar mais de 100° Celsius. Em seu curtíssimo verão, a temperatura pode chegar a 35 °C positivos, sendo a média do verão 20 °C positivos, tornando esses lugares peculiares e únicos no mundo.

Outra informação curiosa é que a cidade foi contruída em cima do permafrost, onde o solo é permanentemente congelado.

Assista:

Veja também:

Sobre o Autor