CuriosidadeMundo BizarroConheça a incrível história do matemático Jason Padgett

Conheça a incrível história do matemático Jason Padgett

Img Mobile - Conheça a incrível história do matemático Jason Padgett

A história de vida do matemático norte-americano Jason Padgett é conhecida no mundo inteiro. O homem, que nasceu em 1972, se tornou reconhecido na matemática após ter sido diagnosticado com a Síndrome de Savant. O caso foi considerado bastante raro.

Chamado de gênio da matemática, Jason passou a enxergar números e fractais depois de adquirir a síndrome. Atualmente, ele é a única pessoa no mundo que consegue ver formas abstratas ao seu redor. Suas habilidades matemáticas foram comparadas às do gênio John Forbes Nash, que inspirou o filme "Uma Mente Brilhante".


Entenda o caso



Padgett trabalhava como vendedor de móveis na cidade de Tacoma, Washington, nos Estados Unidos. Ele não era um acadêmico, mas sim um homem comum, que não se interessava por matemática.

Em 2002, depois de ser agredido por dois homens em um bar, Jason Padgett sofreu uma concussão grave no cérebro e teve um transtorno de estresse pós-traumático. Com isso, ele passou a enxergar fractais matemáticos complexos e conceitos físicos em tudo ao seu redor.

Ele disse que, ao despertar, começou a visualizar fórmulas matemáticas complexas em tudo o que ele olhava e, dessa forma, conseguia entender todos os fatos e fenômenos matematicamente. Para ilustrar o que estava vendo, Jason começou a desenhar fractais lindos. Sua capacidade de criar desenhos matemáticos surpreendeu a todos.

Jason Padgett Jovem

Graças aos desenhos, ele começou a desenvolver um profundo conhecimento matemático a respeito do conceito de pi, da circunferência e do diâmetro. Ele passou a atuar como um artista de complexas formas geométricas e formou-se em matemática.

O caso foi estudado por diversos neurologistas. Todos queriam entender o que havia mudado no cérebro de Jason Padgett. Os médicos acabaram diagnosticando que uma parte do cérebro do americano havia se danificado e que, por isso, a própria estrutura cerebral se adaptou para que o homem usasse regiões do cérebro que raramente são usadas pelas pessoas. Com isso, ele acabou se tornando um gênio matemático.


O que mudou na vida de Jason Padgett?


Jason Padgett Mais velho e 1 fractal

Apesar de ter sido um evento traumático, Jason Padgett afirma que viveria tudo de novo para desenvolver suas habilidades matemáticas. Ele foi diagnosticado com Síndrome de Savant Adquirida, na qual uma pessoa comum pode desenvolver diversas habilidades incríveis, seja com a matemática, com a arte, com a música ou outros talentos.

A Síndrome de Savant se manifesta após lesões cerebrais graves, que desbloqueiam partes do cérebro. Esta é uma condição absolutamente rara, com apenas 25 casos diagnosticados no mundo inteiro após traumatismo craniano.

Jason Padgett disse que, antes do ocorrido, ele levava uma vida vazia e superficial e que só queria saber de festas, mulheres e álcool. Depois de desenvolver suas habilidades extraordinárias, ele se tornou uma nova pessoa, se casou, fez o curso de matemática, viajou o mundo contando sua história e escreveu o livro “Struck by Genius”, ou "Golpeado pela Genialidade".

Veja também:

Misteriosos teoremas de Ramanujan



+ Sobre essa Curiosidade: Matemática