CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre a China

Curiosidades sobre a China

Img Mobile - Curiosidades sobre a China

Por Nayla Frieda

11 curiosidades da China que vão surpreender você!



1. A língua da China



Uma das curiosidades mais marcantes da China é a própria linguagem. A língua da China é a chinesa, embora, na realidade, não exista um único idioma, mas é um conjunto de linguagens que combinam dialetos de mandarim com outras línguas completamente estrangeiras, como o tibetano.

Entre todas as variantes que existem, o chinês mandarim na sua variante de Pequim é a língua oficial e a mais utilizada, embora cada região tenha seu próprio idioma e modo de falar.

Mapa da China


2. Tradições da China: os pés de lótus


pés de lótus ou os pés enfaixados

Uma das tradições da China mais conhecida por sua natureza impressionante são os pés de lótus ou os pés enfaixados. Esta prática se originou no século X, e consistiu em usar ataduras nos pés das meninas para evitar seu crescimento. As bandagens deformaram os pés para que fossem menores do que realmente tinham que ser e, consequentemente, as mulheres que sofreram com essa bandagem não podiam trabalhar, então estavam associadas às classes mais ricas da China.

No século XX, essa prática caiu em declínio e, atualmente, os únicos pés de lótus que ainda existem são dos idosos.


3. A cidade do Pecado


Dongguan, China

A cidade de Dongguan está localizada no sul da China e é famosa pela diferença de população entre homens e mulheres, o que corresponde a 100 mulheres para cada 80 homens. Isso gerou uma grande atividade de prostituição, a ponto de Donnguan ser conhecida como "a cidade do pecado" na China.

Além disso, além dos problemas gerados pela grande prostituição existente, é cada vez mais normal que os homens tenham três casais ao mesmo tempo, o que está se tornando um hábito na cidade asiática, o que produz tensões familiares e econômicas.


4. Alimentos exóticos da China: gato e cachorro no cardápio


Gato e cachorro

Algumas das tradições da China que mais podem chocar são as relacionadas com alimentos exóticos da China. No entanto, além dos alimentos raros, duas das carnes que são consumidas regularmente no país asiático são as de gato e cachorro. Embora seja verdade que, nos últimos anos, este costume vem se reduzindo gradualmente, ainda existem muitas áreas, especialmente nas áreas rurais, onde o gato e o cachorro ainda são considerados iguarias.


5. Curiosidades da China: o papel higiênico é trazido de casa



Outra das curiosidades mais comuns na China é que os serviços públicos não possuem papel higiênico. Exceto em lugares onde pode haver um trânsito de pessoas internacionais, como aeroportos ou hotéis, a coisa mais normal é que os serviços não possuem algo tão básico como o rolo de papel no banheiro. Então, se você precisa fazer suas necessidades, lembre-se de se prevenir.


6. Vício para jogos de todos os tipos



Outra das tradições da China mais enraizada na sua população é o seu interesse pelo jogo, que às vezes se torna um verdadeiro vício. Não importa se são jogos de roleta, bingo ou mesa. Os chineses adoram qualquer jogo em que possam ganhar ou perder dinheiro.


7. Arrisque sua vida atravessando a rua


atravessando a rua na China

Uma das curiosidades da China que mais atraem a atenção dos ocidentais é a maneira como eles dirigem. O mais comum é que os veículos, sejam eles motorizados ou de bicicleta, não param nos cruzamentos de pedestres. Desta forma, atravessar a rua torna-se um verdadeiro esporte de risco, que só pode ser bem sucedido esperando o momento exato em que não há tráfego.

No entanto, esse costume não é exclusivo da China, pois é algo generalizado em muitos países asiáticos.


8. Tradições chinesas à mesa: servir a bebida aos outros, mas não a si mesmo



Outro dos costumes mais profundamente enraizados na China é que, na mesa, quando a bebida for disponibilizada, um convidado deve servir o seu companheiro, mas não ele mesmo. Desta forma, o companheiro deve corresponder a bondade e fazer o mesmo.


9. Os piores engarrafamentos do mundo



Uma das curiosidades da China são os problemas de trânsito, especialmente nas grandes cidades da costa. Um bom exemplo disso é Xangai, que tem o registro de ter tido um dos piores engarrafamentos já vividos. Especificamente, esse engarrafamento durou mais de dez dias e se esticou ao longo de uma estrada de 62 quilômetros.


10. O exército da China é o maior do planeta



A China não só se destaca como o país com maior população do mundo. O país também possui o maior exército permanente do planeta. Na verdade, apenas as unidades terrestres são constituídas por 1,6 milhões de soldados ativos. Além disso, o país também possui o segundo maior orçamento global de defesa. Sem dúvida, esta é uma das curiosidades mais surpreendentes da China.


11. É o maior exportador e importador do mundo



A China é o maior exportador de produtos para todo o mundo. Na verdade, em um único trimestre, o país obtém um lucro de 1,07 bilhões de dólares, além disso, importa mais que todo o mundo. Assim, excede, por exemplo, a importação de petróleo para os Estados Unidos. Inesperado, certo?





Por Juliana Miranda.

Confira algumas curiosidades rapidinhas sobre a China:



A China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1 bilhão de pessoas. A nação tem uma cultura interessante e bastante peculiar.

1 – Lei do Filho Único – Até 2013, os casais da China precisavam seguir a Lei do Filho Único, ou seja, cada casal poderia ter apenas um filho, a fim de controlar o crescimento da população do país. Atualmente, as pessoas podem ter até dois filhos, isso se um dos pais for filho único. Quem descumprir a lei recebe uma multa.

2 – Pena de Morte – A China é um dos países do mundo onde mais se realizam execuções. A pena de morte está prevista na legislação do país.

3 – Idioma - O mandarim é o idioma dos chineses. A língua é formada por ideogramas.

4 – Número 4 – O 4 é considerado o número do azar entre os chineses. Isso porque ele é parecido com o ideograma da morte.

5 – Alimentos – Na China, existe um ditado curioso: “se tem quatro pés e não é mesa, então é comida!”. Isso significa que os chineses comem vários animais exóticos, como gafanhotos, escorpiões, ratos, gatos e cachorros.

6 – Carne de Cobra – Os chineses comem carne de cobra, pois acreditam que o alimento é afrodisíaco.

7 – Higiene Pessoal – Os chineses não usam desodorante.

8 – Saúde – Os chineses acreditam que engolir saliva faz mal à saúde.

9 – Sorte – Na China, o número 8 é sinal de prosperidade.

10 – Aids – Na China, 77% das pessoas não sabem que os preservativos podem prevenir a Aids.

11 – Baratas – As baratas são animais de estimação na China. Elas são vendidas por cerca de US$ 12,50.

12 – Muralha da China – A Muralha da China tem 7.200 km e foi construída por mais de 10 milhões de trabalhadores.



Comentários:

Curiosidades Relevantes