Históricas

Curiosidades sobre as Casas Bahia

Não existe um brasileiro que nunca tenha feito uma compra na Casas Bahia. A rede tradicional no varejo brasileiro tem uma história repleta de curiosidades e de muito sucesso. São mais de 60 anos de atuação no mercado nacional, sendo uma das redes de maior destaque na venda de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e utilidades domésticas.

A Casas Bahia é uma marca da Via Varejo, uma companhia que possui ações em negociação na BMFBovespa. Trata-se de uma das maiores e mais bem-sucedidas redes varejistas do mundo. A empresa tem sua sede de administração na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo.

Com uma presença consolidada no país, a Casas Bahia está presente em 20 Estados da federação e no Distrito Federal, possui mais de 50 mil funcionários e conta com mais de 750 lojas. A empresa trabalha com condições facilitadas de pagamento, para atrair uma classe da população que precisa de parcelamento para a aquisição de bens. Por isso mesmo, o conceito de trabalho da Casas Bahia sempre foi o de realizar o sonho de seus consumidores, por meio do crédito facilitado.

fachada casas bahia
Crédito da foto: Bgeh

O valor de mercado da Casas Bahia foi estimado em R$ 691 milhões, é, portanto, uma das marcas mais valiosas do Brasil, além de ser Top of Mind, ou seja, a marca mais lembrada pelos brasileiros quando o assunto é comprar móveis ou eletrodomésticos.

Site oficial: www.casasbahia.com.br

Veja as curiosidades das Casas Bahia

1 – A primeira loja da Casas Bahia foi aberta em São Caetano do Sul, São Paulo, em 1957.

Primeira loja casas bahia
Crédito da foto: São caetano digital

2 – O nome Casas Bahia foi uma homenagem ao grande número de nordestinos que viviam em São Caetano do Sul e em São Paulo.

3 – A empresa foi criada pelo imigrante polonês Samuel Klein.

Samuel Klein
Samuel Klein – Crédito da foto: Casas Bahia

4 – A loja começou a vender eletrodomésticos em 1964.

5 – Em 1970, foram criados o mascote “Baianinho” e o slogan “Dedicação total a você”. A expansão da marca teve início pela Baixada Santista.

6 – A empresa tem o maior centro de distribuição da América Latina, localizado em Jundiaí, São Paulo.

7 – Casas Bahia e Pontofrio são administradas pelo mesmo grupo.

8 – Atualmente, a empresa tem 25 centros de distribuição e entrepostos no Brasil.

9 – Samuel Klein, o polonês fundador da Casas Bahia, morreu aos 91 anos, vítima de insuficiência respiratória. Ele foi ex-prisioneiro dos campos de concentração nazistas e chegou ao Brasil com apenas 6 mil dólares no bolso.

10 – Antes de criar o negócio, Samuel Klein foi vendedor de toalhas.

11 – Michael Klein, filho de Samuel Klein, é hoje um dos sócios da Via Varejo.

12 – A família Klein é uma das mais ricas do Brasil, dona de mais de 384 imóveis avaliados em 4 bilhões de reais.

13 – Atualmente, Michael Klein tem apostado na diversificação de seus negócios. Ele também está investindo na área da saúde. O chamado “rei do varejo” está com negócios na área de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aérea, serviço conhecido como aeromédico, e em home care.

Veja também:

Top 10 slogans mais “fails” da história

Como fazer a consulta da fatura do cartão Riachuelo?

Por que praticamente tudo o que compramos vem da China?

A história do site chinês Alibaba

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Históricas